Atualmente
os espaços dos aeroportos e aviões não são muito acessíveis aos surdos,
não importa qual o nível de surdez. São inúmeras barreiras, tais como
os funcionários no check-in, as informações do alto-falante, no
embarque, mensagens do piloto e das aeromoças e os vídeos exibidos no
vô. Raro é ver língua de sinais por lá, portanto, precisamos de uma
revisão na forma de acessibilidade aos surdos, consumidores tambem.
A
Infraero, empresa pública do Brasil, administradora de alguns dos
principais aeroportos do país, tem cumprido parte das exigências e fala
sobre a preocupação dos funcionários para o melhor atendimento deste
público. Eles tem organizado um curso de Libras nos aeroportos, há 7
anos, e até hoje já capacitaram 3264 empregados.
Quais são as exigências?
São
normas do governo federal, que estabelece que pelo menos 5% de
empregados de empresas publicas devem estar capacitados para o uso e
interpretação da Libras. O bom é que ter este número mínimo de
funcionários acaba integrando os funcionários surdos da própria
empresa.
O site oficial da Infraero é http://www.infraero.gov.br. Confira o vídeo abaixo sobre:
http://porsinais.blogspot.com.br/2013/04/infraero-libras.html
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