Estudantes com deficiência auditiva na rede pública de ensino contam com novo dispositivo eletrônico para facilitar
o aprendizado. Trata-se de um conjunto formado por um pequeno chip
emissor, na forma de microfone, usado pelo professor, e um receptor para
o aluno.
A experiência, inédita na rede pública, é uma iniciativa da Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do
Ministério da Educação. Mais de 200 estudantes de 80 escolas públicas de
todo o país participam do projeto piloto.
Queremos
proporcionar um documento de orientações para expandir o atendimento.
Esperamos, a partir de 2013, já atender a educação infantil, explica a
diretora de políticas
de educação especial da Secadi, Martinha Clarete Dutra dos Santos.
Segundo ela, este primeiro momento será de monitoramento e avaliação dos
impactos pedagógicos para os estudantes.
As instituições
de ensino foram selecionadas pelas secretarias estaduais de educação.
Cada escola elegeu o professor que trabalhará com o equipamento. As
unidades de ensino selecionadas, além de públicas, contam com salas de
recursos multifuncionais implantadas, oferecem atendimento educacional
especializado e têm, matriculados nos três anos iniciais do ensino
fundamental, estudantes com deficiência auditiva usuários de aparelho de
amplificação sonora ou com implante coclear.
Frequência O
dispositivo adota o sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a
voz do professor e eliminar os ruídos da sala de aula, de maneira a
potencializar a acessibilidade acústica dos usuários de aparelhos de
amplificação sonora e implante coclear (dispositivo eletrônico,
parcialmente implantado, para proporcionar sensação auditiva próxima à
fisiológica).
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a pesquisa
sobre a nova tecnologia foi desenvolvida pela Secadi em parceria com o
Laboratório de Estudos do Comportamento Humano da Universidade Federal
de São Carlos (UFSCar) e com a Universidade de São Paulo (USP), câmpus
Bauru. A evolução do processo nas escolas será acompanhada também por especialistas de outras instituições de educação superior.
Os
80 responsáveis pela implementação do projeto-piloto nas escolas
selecionadas, além de pesquisadores das instituições de educação
superior integrantes da experiência, participaram de curso de formação,
nos dias 25 e 26 últimos. Promovido pelo MEC, o curso abrangeu a
formação de pessoas que atuam na área de atendimento educacional
especializado.
Postado por Vera Garcia em 06.10.2012 |
http://www.deficienteciente.com.br/2012/10/estudante-com-deficiencia-auditiva-na-rede-publica-de-ensino-tera-equipamento-para-facilitar-aprendizado.html
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