Serviço facilitar atendimentos em bancos, hospitais e
delegacias. Para receber atendimento, é preciso agendar com
antecedência. A equipe conta com cinco intérpretes, um assessor surdo,
um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Língua
Brasileira dos Sinais e um gerente - também intérprete.
Publicada em 09 de janeiro de 2013 - 09:00
A Central de Intérpretes de Libras, instalada na estação do metrô da quadra 114 sul, conhecida como Praça do Cidadão, em Brasília, tem facilitado a vida de pessoas com deficiência auditiva.
O local funciona como ponto de apoio a pessoas que precisam se
comunicar com ouvintes e falantes. Um dos principais serviços oferecidos
no órgão é acompanhamento a bancos, fóruns, delegacias, hospitais,
universidades, delegacias, consultórios médicos, reuniões e palestras,
entre outros. O local funciona na de segunda a sexta-feira, das 8h às
17h.
Para receber atendimento, é preciso agendar pelos e-mails gecil.gdf@hotmail.com e gdf.cil@gmail.com
(com webcam por meio da Língua Brasileira de Sinais), pelos telefones
(61) 2104-1185 e 9298-7750, nas redes sociais da central, ou ainda
pessoalmente. A equipe conta com cinco intérpretes, um assessor surdo,
um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Língua
Brasileira dos Sinais e um gerente - também intérprete.
Os intérpretes também fazem, quando solicitados, a mediação da
comunidade surda com órgãos públicos e concessionárias de serviços do
GDF. A comunicação é feita sempre por meio da linguagem de sinais. O
gerente da Central de Intérpretes de Libras do GDF, Alexandre Ferreira
de Castro, explica que os agendamentos devem ser feitos com, no mínimo,
dois dias de antecedência, salvo em casos de emergência. Assim, a escala
dos intérpretes será organizada e haverá acompanhamento do carro que
faz o transporte do intérprete e do solicitante até o local de
atendimento.
A média é de 36 atendimentos por dia, entre externos e internos. Um
projeto de descentralização da Central de Intérpretes de Libras do GDF
prevê abertura de filiais nas cinco regiões com maior demanda e a
implantação de tecnologia de intermediação por vídeo. Também existem
planos de ampliar o atendimento para sábados e domingos e para tempo
integral. A central é vinculada à Subsecretaria de Promoção dos Direitos
da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e
Cidadania.
Autonomia
De acordo com dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, no Distrito Federal existem mais de 82 mil pessoas com deficiência auditiva.
A intérprete Alessandra Maysa trabalha na central desde 2010. Ela
atende, em média, 10 pessoas por dia. A especialista em Libras começou a
aprender a Língua de Sinais quando estudou em uma escola com turmas
especiais.
— Ajudar os outros é um trabalho muito gratificante. Você sai de casa feliz.
http://vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=6330&%2Fem_brasilia_central_oferece_interpretes_de_libras_para_acompanhar_pessoas_com_deficiencia_auditiva
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