RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ministério Público vai apurar se humorista Léo Lins cometeu crime de preconceito contra surdos

 O Ministério Público do Estado de Alagoas vai apurar a denúncia formalizada pela Associação dos Surdos de Alagoas contra o humorista Léo Lins, que se apresentou recentemente em Maceió. Em vídeos divulgados anunciando o evento e, ainda durante o show, realizado no dia 30 de abril, ele teria feito gestos e dito palavras preconceituosas contra as pessoas surdas, fazendo piadas sem graça contra aquele tipo de deficiência. Para a chefia da instituição, Léo Lins agiu de forma desrespeitosa e o seu comportamento vai ser apurado com a urgência que o caso requer.

Em reunião ocorrida nessa quarta-feira (18), o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter Acioly, recebeu dois representantes da comunidade surda, Adeilson Alves e Isabel Alvim, que protocolaram um pedido de providências em desfavor de Léo Lins. Após receber os relatos do ocorrido, a chefia do Ministério Público garantiu que o fato será investigado em duas frentes: “Vamos apurar nas esferas cível e penal para saber se está configurada a violação a algum direito dos surdos e se houve mesmo o cometimento de crime de preconceito. Pelo que nos foi explicado, o humorista agiu de maneira intolerante, com posturas irônicas reprováveis ao zombar de uma deficiência que exige respeito por parte da sociedade”, declarou.

Por meio da intérprete Aline Trindade, o representante da Associação dos Surdos de Alagoas, Adeilson Alves, disse que a queixa apresentada ao Ministério Público não busca apenas a punição para Léo Lins e que o objetivo também é conscientizar a sociedade sobre os direitos do segmento que ele representa. “Estamos aqui como minoria linguística, reivindicando o respeito pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pela identidade e cultura surdas. Nós não nos entendemos como pessoas incapazes por causa da surdez, podemos e temos capacidade para fazer o que quisermos, como qualquer pessoa sem deficiência”, disse ele.

“Ficamos revoltados”

Isabel Alvim, também por meio do auxílio de Aline Trindade, contou que a comunidade surda alagoana, após receber os vídeos de divulgação do espetáculo de Léo Lins, resolveu fazer um protesto pacífico na frente do teatro onde ele se apresentaria, no entanto, a recepção do artista não foi a esperada. “Ele teve a audácia de ficar segurando um cartaz que dizia ‘fora Léo Lins’. Até tentamos mostrá-lo que o nosso sentimento era de tristeza, de mágoa em razão do seu comportamento, mas não adiantou muito. O humorista não demonstrou arrependimento e, para piorar, voltou a fazer piadas contra os surdos durante o show. E os insultos não foram apenas contra nós, ele também foi gordofóbico e homofóbico”, relatou.

Ao final do encontro, o procurador-geral em exercício reforçou o compromisso do Ministério Público em defesa da dignidade humana e se comprometeu em dar celeridade à apuração. “Essa falta de empatia, com um comportamento preconceituoso, não ofende apenas os surdos, ela também é uma ofensa a toda sociedade. O Ministério Público repudia atos como esse e adotará as providências necessárias e, em breve, a comunidade surda terá uma resposta sobre esse caso.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua da comunidade surda do Brasil reconhecida pela lei federal nº 10.436/2002 e regulamentada pelo decreto nº 5.626/2005.

FONTE: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-vai-apurar-se-humorista-leo-lins-cometeu-crime-de-preconceito-contra-surdos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.