RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Brigada Militar de Caxias do Sul desenvolve orientações em Libras para a comunidade surda

 


As Surdolimpíadas estão chegando, e com a proximidade do evento, aumenta o número de iniciativas referentes à Libras, especialmente em Caxias do Sul, cidade gaúcha que vai ser sede da competição.

A Brigada Militar de Caxias do Sul desenvolveu uma série de orientações para facilitar a comunicação com a comunidade surda durante as Surdolimpíadas. A competição, que está confirmada para acontecer entre 1 e 15 de maio, é o maior evento esportivo de surdos do mundo, e contará com aproximadamente 6 mil atletas, de mais de 100 países.

Nas redes sociais, a Brigada Militar publicou um vídeo no qual os policiais simulam uma abordagem, se comunicando em Libras. O objetivo é qualificar a comunicação da Brigada com os surdos e incentivar os policiais a aprenderem a Libras.

De acordo com o comandante do 12º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, “a iniciativa é extremamente importante, já que a comunicação entre o policial e uma pessoa surda durante uma busca pessoal, por exemplo, necessita de clareza e fluidez, facilitando à pessoa abordada a adoção do movimento solicitado pelo PM”, disse.

Produção foi parceria da Brigada Militar com Visurdo

O material foi produzido em parceria com o perfil Visurdo, que é formado por um casal de irmãos, e é famoso dentre a comunidade surda. A dupla produz materiais justamente pela produção de conteúdos sobre surdez, inclusão e Libras.

No vídeo, o policial simula uma abordagem de rotina, porém em Libras.

Recentemente, um PM de Espumoso, também no Rio Grande do Sul, produziu um vídeo explicando como pessoas surdas podem se comunicar em casos de emergência.

Ficou curioso para conferir como foi o vídeo que reuniu a Brigada Militar do Rio Grande do Sul com o Visurdo?

FONTE: https://www.librasol.com.br/brigada-militar-de-caxias-do-sul-desenvolve-orientacoes-em-libras-para-a-comunidade-surda/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.