No meio do grande ginásio de Bellecombe, no 6º arrondissement de Lyon, Maxim, um refugiado ucraniano, espera pacientemente que as coisas avancem para ele. Sem-teto há mais de uma semana, este atleta surdo também deseja poder treinar para Surdolímpiadas No entanto, não possui infraestrutura suficiente.
Esta competição, situada a meio caminho entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, destina-se apenas a atletas com um limite auditivo inferior a 55 decibéis, sem qualquer outro handicap. Começa daqui a um mês, no dia 1º de maio no Brasil, e Maxime deve treinar obrigatoriamente no atletismo.
Acompanhados por sua esposa Nastya e sua filha Mariana, assim como sua amiga Vita, eles fugiram da cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Foi Vita quem transportou Maxim de carro quando sua cidade foi bombardeada. Eles viajaram 3.800 quilômetros pela Polônia e Alemanha antes de chegarem a Paris. Mas, devido à falta de moradia, eles decidiram se estabelecer em Lyon: “Dissemos a eles que existem associações para pessoas com deficiência auditiva. Eles conheceram professores que vieram falar com eles em linguagem gestual internacional”, diz Dorota Dakoska.
Boas notícias que permitirão que Maksym se dedique integralmente aos Deaflymp Games, cujo prazo está se aproximando. Todos esperamos que ele encontre rapidamente um lugar para treinar e esteja no seu melhor para a competição.
FONTE: https://www.librasol.com.br/um-atleta-surdo-da-ucrania-gostaria-de-poder-treinar-para-as-surdolimpiadas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.