RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 5 de abril de 2022

Mostra “Mãos que falam” traz acessibilidade para os surdos

 


Evento é uma forma de mostrar a luta pela inclusão

Com o objetivo de trazer para Piracicaba a Arte Surda, a Mostra “Mãos que Falam” conta com diversas atividades que serão realizadas nos dias 2 e 3 de abril na Associação Cultural e Teatral Guarantã. No sábado (3), primeiro dia da Mostra, das 14h às 16h, haverá uma palestra intitulada “O papel das entidades culturais na luta pela inclusão”, ministrada por Beatriz Turetta, da Assupira (Associação de Surdos de Piracicaba) – Grupo Libras.

Logo após, a partir das 16h30, Anelisa Ferraz ministrará o workshop “Acessibilidade para projetos culturais”, apresentando ferramentas para elaboração, inserção orçamentária e captação de patrocínio com contrapartidas que envolvam a inclusão em projetos culturais. Ambas atividades terão 15 vagas.

Já no domingo (3), a partir das 14 horas é a vez da comunidade surda participar da oficina de teatro com Fábio de Sá e Catharine Moreira. Nesta oficina os participantes irão conhecer os componentes de um espaço cênico bem como explorar as possibilidades de expressão por meio dos mais variados exercícios de jogos teatrais. Com dua horas de duração, o conteúdo programático inclui dinâmicas e slam.

Depois dessa atividade de integração com a oficina, os surdos irão assistir a um espetáculo com intérprete de libras. Neste momento será aberto para os familiares (ouvintes e não ouvintes) para que participem também, proporcionando um momento em família.

Para finalizar a Mostra “Mãos que Falam”, será o momento do Cine Pipoca, onde o público assistirá a uma obra audiovisual com janela de libras. Será ofertado lanche e transporte de ida e retorno aos participantes.

A iniciativa é apoiada pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, alterada pela Lei 14.150/2021.

Toda programação será gratuita e mais informações podem ser adquiridas pelo WhatsApp (19) 9 8128.7378. As vagas são limitadas e é preciso reservar lugar.

FONTE: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/mostra-maos-que-falam-traz-acessibilidade-para-os-surdos/?fbclid=IwAR3k6Kre-WxvHcpdPnMxQbLzAXmFvcMpFoPcm0Q37JMcii_j8R7JwffN7C0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.