RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 4 de março de 2021

Central de Libras e Unidade Covid disponibiliza atendimento a paciente surdo

 


Uma pessoa surda foi atendida na tarde desta quarta-feira, 24, na unidade Covid de Juazeiro do Norte, localizada no bairro Lagoa Seca.

CEARÁ – O atendimento aconteceu através de parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e a Central de Libras, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

De acordo com o coordenador da Unidade Covid, Daniel Victor Lima, familiares do paciente, que se comunica através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), procuraram atendimento demonstrando preocupação pela dificuldade da comunicação entre o médico e o paciente. “Nós acionamos a Sedest e a Central de Libras e essa parceria foi de muita importância porque, a partir dela, conseguimos tirar dúvidas clínicas. Ela serve de exemplo para que a comunidade surda possa se sentir abraçada pelo Município de Juazeiro do Norte e saiba que estamos prontos para atendê-los da melhor forma possível. O paciente se encontra estável e fazendo o uso da medicação adequada”, ressaltou o médico.

A Coordenadora da Central de Libras, Erlanea Oliveira, destaca que o papel do equipamento é assegurar o direito dos surdos, inclusive de ter acessibilidade aos atendimentos disponibilizados pelo poder público. “A parceria da Central de Libras com as secretarias municipais é de suma importância para assegurar o direito dos surdos. Estamos disponíveis para qualquer atendimento a partir da solicitação do usuário”, comenta Erlanea.

O filho do paciente, Francisco Emanuel, lembrou que seu pai foi o primeiro paciente com essa deficiência a dar entrada na unidade Covid e que o atendimento feito com intérprete foi fundamental para a qualidade do atendimento. “Parabenizo a equipe da Unidade Covid e da Central de Libras por atender muito bem o meu pai”.

A Central de Libras funciona na Avenida Leandro Bezerra, 153, no bairro Salgadinho (próximo ao Memorial Padre Cícero) e realiza atendimento à comunidade surda de Juazeiro do Norte, facilitando a utilização de serviços públicos da municipalidade.

O agendamento pode ser de forma presencial, por vídeo chamadas através das redes sociais e, ainda, por meio do perfil da Central de Libras no facebook (https://www.facebook.com/centraldelibras.jn.1)

FONTE: https://www.librasol.com.br/central-de-libras-e-unidade-covid-disponibiliza-atendimento-a-paciente-surdo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.