RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 27 de março de 2021

UFRRJ cria plataforma para popularizar termos científicos em Libras

 


Conheça o RecLibras, uma plataforma aberta, pública, inovadora e gratuita

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desenvolveram um repositório para Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado para ciências. Chamada de Repositório Científico de Libras (RecLibras), a plataforma funciona como centralizadora de conhecimentos em Libras para termos científicos, o que promoverá a inclusão de estudantes surdos. A ferramenta permitirá identificar quais sinais já foram criados para certas grandezas e avaliar quais são mais adequados, além de detectar quais são os conceitos que ainda não dispõem de sinais.

A ideia é criar uma comunidade virtual que permita a troca de informações entre os diversos atores envolvidos com a Educação. Professores, por exemplo, poderão cadastrar sinais em Libras que serão usados em suas aulas. Intérpretes terão uma fonte de consulta que facilitará sua ação, enquanto a comunidade surda poderá participar ativamente do processo de validação dos sinais disponíveis na plataforma. O projeto foi idealizado pelos docentes da UFRRJ Frederico Cruz, do Departamento de Física, e Sérgio Serra, do Departamento de Computação, com apoio de Ana Carla Ziner, do Departamento de Letras e Comunicação.

“O aspecto mais importante do  RecLibras é o fato de ser um repositório aberto no qual qualquer pessoa poderá cadastrar um sinal e este não ficará restrito a ações de um grupo específico”, explica o professor Frederico Cruz, que realiza periodicamente, desde 2009, um workshop para discutir as possibilidades do ensino inclusivo da Física, bem como das demais disciplinas científicas, nos diferentes níveis e modalidades de formação.

Entenda como funciona a plataforma
RecLibras é um repositório de dados que abriga sinais em Libras e seus meta descritores, com interfaces web bem simplificadas para reduzir o esforço de utilização por parte dos usuários. Trata-se de uma plataforma aberta, pública, inovadora e gratuita que opera na nuvem de computadores da Amazon Web Services (AWS), por isso é escalável e suporta múltiplos usuários.

“A plataforma não apenas disponibiliza os sinais em vídeo, mas também suas descrições em signwriting [um sistema de escrita das línguas gestuais] e em Língua Portuguesa, além de oferecer  ligações a recursos da web de dados, como ao conteúdo acadêmico/científico subjacente ao termo”, explica o professor Sérgio Serra. Tal funcionalidade permite que o aluno surdo aprenda o termo em Libras, ao mesmo tempo em que acessa materiais em português.

Os usuários da plataforma possuem perfis distintos: o perfil pesquisador permite cadastrar vídeos de sinais em Libras para um termo específico; o moderador é responsável por avaliar a legitimidade e a acurácia dos sinais cadastrados; já o administrador é responsável por definir os vídeos termos para que eles apareçam para o usuário final.

O catálogo de vídeos da ferramenta está organizado em oito áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

A primeira versão do protótipo do RecLibras foi desenvolvida em 2018,  por Felipe Calé, egresso do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ. Enquanto a segunda versão, mais atual e ampliada, foi desenvolvida em 2020 pelo egresso Caio Bittencourt. Ambas sob orientação dos docentes Sérgio Serra e Frederico Cruz, e com apoio de Paulo Simeão de Carvalho, professor da Universidade do Porto, em Portugal.

FONTE: https://www.librasol.com.br/ufrrj-cria-plataforma-para-popularizar-termos-cientificos-em-libras/?fbclid=IwAR1wmM7kqSTNRmVuuJmR6iI8Y6nSz_sUMbjJmcOFHHNr15K6ZUL053l8x9Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.