RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 4 de março de 2021

Servidora do IFSC desenvolve site para auxiliar na formação de estudantes surdos

 


Como aprender uma nova técnica ou desenvolver uma habilidade numa escola em que professores e materiais didáticos não falam a mesma língua que o estudante?

Essa poderia ser a dificuldade de alguém que viaja para o exterior sem falar o idioma do novo país, mas também é a descrição da realidade que muitos estudantes surdos vivenciam ao ingressar numa escola frequentada por pessoas ouvintes no Brasil. Mesmo com o auxílio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ainda há barreiras que precisam ser superadas, desde o planejamento das aulas até a escolha e a disponibilização de materiais de apoio adequados à comunidade surda.

O convívio com os desafios enfrentados pelas pessoas surdas faz parte do cotidiano da intérprete de Libras Cristiane Albano Marquetti, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do IFSC. Com 15 anos de experiência em tradução e interpretação, ela percebeu na medida em que acompanhava estudantes surdos em sala de aula que a atuação do intérprete é fundamental, mas não resolve todos os problemas dos alunos surdos.

Segundo Cristiane, existem lacunas que precisam ser preenchidas para garantir a mesma qualidade na formação que é oferecida aos estudantes ouvintes. “A gente já evoluiu muito e vem melhorando cada vez mais aqui no IFSC, mas eu ainda queria que o estudante surdo chegasse na escola e tivesse um material didático adequado para ele exercer sua autonomia, que pudesse ir pra casa e realizasse com independência as atividades que ficou de entregar na próxima aula, que não precisasse vir numa aula extra no câmpus porque o material não está acessível”, conta.

Percebendo que as dificuldades se repetiam entre muitos estudantes, Cristiane decidiu criar durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) o site “A moulage cartesiana em videoaulas”, com o objetivo de auxiliar estudantes surdos dentro do curso de ensino médio técnico em Modelagem do Vestuário em Jaraguá do Sul. “O programa de mestrado exigia a elaboração de um produto educacional, então optei pelo desenvolvimento dessa plataforma, que foi desenvolvida pensando especificamente no conteúdo de moulage cartesiana”, explica.

A moulage é uma técnica usada para “esculpir” um molde do corpo a partir de um manequim ou do próprio corpo humano para que, a partir desse molde, ocorra o processo de desenvolvimento de roupas. No caso da plataforma elaborada, a intérprete criou materiais didáticos ligados à moulage cartesiana, que é uma metodologia de moulage desenvolvida pela professora Mara Rubia Theis – também do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro – que usa os eixos X e Y como norteadores: o meio do corpo é o eixo Y e as diversas partes do corpo como busto, cintura e quadril são consideradas como eixo X.

Para a elaboração do conteúdo, foi fundamental o trabalho em conjunto entre a intérprete e a docente responsável pelo conteúdo ensinado em sala de aula. Mesmo assistindo a todas as aulas das unidades curriculares de Ergonomia e Modelagem ministradas pela professora, a intérprete contou com Mara Rubia para também validar questões conceituais e auxiliar na produção dos vídeos. “Quem abrir o site vai ver o passo a passo de cada etapa. Para chegar nesse resultado, eu filmei e editei cada vídeo, mas foi a professora Mara quem ‘emprestou’ as mãos que aparecem em cada filmagem”, revela.

FONTE: 

https://www.librasol.com.br/servidora-do-ifsc-desenvolve-site-para-auxiliar-na-formacao-de-estudantes-surdos/

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