Sergipe – O Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo, localizado no município da Barra dos Coqueiros, iniciou na tarde desta quinta-feira, 30, uma Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A ação envolveu alunos, professores, pais de alunos com deficiência
auditiva e membros da comunidade do entorno da escola. O evento tem o
objetivo de promover uma interação entre alunos com deficiência
auditiva, colegas e comunidade em geral. A oficina acontecerá sempre às
quintas-feiras entre os meses de julho e novembro.
A professora Andreza Andrade, diretora do Carlos Firpo, informou que a
oficina foi uma iniciativa dos professores que atuam na sala de
recursos multifuncionais, que sentiram a necessidade de promover uma
maior inclusão do aluno com surdez com os colegas.
“A
ideia partiu da professora Rubivânia, que é surda e professora de
Libras, com o intuito de chamar a atenção das pessoas de Barra dos
Coqueiros para a importância da escola como espaço de inclusão e
formação do cidadão pleno, independentemente de sua deficiência”, disse a
diretora.
Êxito
O professor de Libras, Erinaldo da Silva, está confiante no êxito da
oficina que teve um número de inscritos acima do esperado. “A inclusão
não deve acontecer somente na escola, mas em casa, na rua, em todos os
ambientes”, diz
Ele destaca a ação para fazer com que o surdo sinta parte da
sociedade e possa também dar sua contribuição e transformar realidades.
“Todos estão bastante estimulados em aprender a língua de sinais”,
comenta.
Para o aluno Nalisson Batista, que é surdo, seria muito bom se todos
pudessem aprender Libras para que ele pudesse se comunicar com mais
pessoas.
“As pessoas precisam aprender Libras para conversar com os surdos.
Todos nós somos iguais e merecemos respeito e oportunidades para
demonstrar nosso potencial. Muito bom esse curso”, disse o aluno, ante a
tradução do professor Erinaldo.
Sala de Recursos Multifuncionais
A professora Jandira Andrade que leciona com alunos com necessidades
especiais informou que a Oficina de Libras, é mais uma ação da escola
para promover a inclusão.
“Temos uma sala de recursos multifuncionais que atende ao aluno com
deficiência intelectual, surdez e baixa visão. Fazemos atividades
lúdicas, artísticas para ajudar no desenvolvimento dos alunos,
estimulando e elevando a auto-estima deles que tem muita coisa a nos
ensinar”, arremata a professora.
http://www.surdosol.com.br/colegio-da-barra-dos-coqueiros-faz-interacao-de-surdos-com-colegas/
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