A Importância da Estimulação Infantil para o Processamento Auditivo Central
1) PROCESSAMENTO AUDITIVO E DESORDEM (OU TRANSTORNO) DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL:
Processamento Auditivo
é definido como o conjunto de habilidades necessárias para analisar e
interpretar os padrões sonoros. Envolve todas as operações que o sistema
auditivo realiza: receber, detectar, reconhecer, associar e integrar os
estímulos acústicos.
O sistema auditivo
é composto pela via periférica e pela via central: a via auditiva
periférica encontra-se pronta ao nascimento e é constituída pela orelha
externa (pavilhão da orelha + meato acústico externo), orelha média (ossículos martelo, bigorna e estribo)
e orelha interna. A cóclea, que fica localizada na orelha interna,
transforma o impulso sonoro em elétrico para que a via auditiva central a
receba, analise e programe uma resposta. É importante ressaltar que,
diferente do periférico, o componente auditivo central se desenvolve a
partir de experiências sonoras pelas quais a criança passa nos primeiros
anos de vida, período em que se formam as primeiras conexões neuronais.
Quando o indivíduo apresenta dificuldades em
discriminar, reconhecer, recordar e/ou compreender informações
apresentadas aos canais auditivos, mesmo apresentando níveis normais de
cognição e audição periférica, pode-se desconfiar que ele possui uma
alteração na via auditiva central, conhecida como Desordem ou Transtorno
do Processamento Auditivo.
Dessa forma, muitas pessoas, embora possuam inteligência e acuidade
auditiva normal (detectam sons dentro dos padrões de normalidade),
apresentam, devido à Desordem do Processamento Auditivo Central, dificuldades na interpretação da informação sonora, o que pode acarretar problemas de linguagem, de fala e de aprendizado.
As habilidades auditivas envolvidas no Processamento Auditivo Central
são: detecção, localização da fonte sonora, discriminação auditiva,
atenção seletiva, figura-fundo auditiva, fechamento auditivo, separação e
integração binaural e memória sequencial auditiva.
2) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Os principais sinais apresentados pelos indivíduos com Desordem do Processamento Auditivo são:
- Atraso no desenvolvimento da linguagem.
- Problemas de produção de sons, principalmente / r / e / l /.
- Alterações na atenção dirigida.
- Distração (principalmente na presença de ruídos de fundo).
- Sensibilidade exagerada frente a sons intensos.
- Dificuldades em seguir ordens verbais.
- Necessidade de repetição frequente de estímulos verbais (perguntam muito “hum?” “o que você disse?”, mesmo tendo escutado com clareza).
- Dificuldade de memorização de informações escutadas.
- Dificuldade na consciência fonológica (associação grafema-fonema).
- Disfemia (gagueira).
- Dificuldades em compreender piadas, linguagem figurada e trocadilhos.
- Dificuldade em identificar a ideia principal de um enunciado.
- Dificuldade de interpretação da informação escutada.
3) QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Vários fatores podem causar a Desordem do Processamento Auditivo Central, destacando-se distúrbios específicos no desenvolvimento da função auditiva, lesões em alguma etapa das vias auditivas e a privação sensorial auditiva durante a infância.
4) QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A ESTIMULAÇÃO ADEQUADA DA CRIANÇA E O PROCESSAMENTO AUDITIVO?
Ouvir é uma habilidade que depende tanto da capacidade biológica do
indivíduo, quanto das experiências que o meio lhe proporciona.
Durante os cinco primeiros anos de vida o sistema nervoso central
(incluindo a via auditiva central) está em rápido processo de
desenvolvimento e necessita de estímulos variados e abundantes para que
esse processo ocorra adequadamente. Estudos mostram que a privação
sensorial devido à falta de estimulação durante a primeira infância
(período crítico de maturação e desenvolvimento), pode causar
dificuldades no processamento auditivo.
O que os pais podem fazer para estimular as habilidades auditivas
da criança e assim garantir um meio propício ao seu desenvolvimento?
Existem algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática no
dia a dia da família. Para desenvolver as habilidades auditivas, a
criança precisa escutar diferentes tipos de sons e informações, por esse
motivo, as orientações a seguir envolvem atividades dialógicas, que
além de auxiliarem no desenvolvimento da via auditiva central, também
servem de ferramentas para o desenvolvimento da linguagem oral:
- Converse com a criança desde o nascimento, faça isso
durante as atividades do dia a dia: enquanto faz compra, cozinha, dá
banho e troca a roupa da criança. Você pode aproveitar o que tem a sua
volta para conversar estimula-la.
- Cante com seu filho! Permita que ele conheça músicas, ritmos e instrumentos de diferentes tipos e sons.
- Ao fazer compras na companhia da criança, converse sobre os
produtos e aproveite para ouvir o que a criança tem a dizer sobre o
assunto.
- Leia para a criança com frequência (livros, revistas e gibis) desde muito cedo, aumentando o tempo de leitura de forma gradual. Respeite o seu limite de atenção, utilize livros e outros materiais apropriados para cada idade.
- Permita que a criança vivencie experiências que envolvam sons e
ruídos, mostre a diferença entre os barulhos dos objetos e bichos.
- Dê significado aos sons e palavras novas.
5) CONCLUINDO…
Muitas vezes os pais se preocupam apenas com a integridade física de
seus filhos e, com o dia a dia apressado, não se atentam que a falta de
estimulação adequada das crianças pode causar dificuldades e até transtornos. Um exemplo disso é a Desordem do Processamento Auditivo.
Portanto, é importante que os pais propiciem um ambiente favorável não
só ao desenvolvimento físico, mas também ao desenvolvimento cognitivo e
auditivo.
Caso os pais tenham qualquer dúvida ou suspeita relacionada ao
Processamento Auditivo Central, é importante que procurem auxílio
fonoaudiológico especializado.
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