INCLUSÃO: PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de
estímulos sonoros através da audição. Para isto o aluno tem que ter a
habilidade para detectar o som, discriminar, localizar, reconhecer,
compreender e manter a atenção no estímulo para levá-lo a memória.
A discriminação auditiva é a capacidade de perceber as diferenças entre os sons da fala e sequenciá-los em palavras escritas.
Para ter a capacidade de perceber e discriminar sons o aluno tem que ser capaz de :
- identificar e discriminar os sons do entorno natural e social.
- distinguir lugares silenciosos e com barulho;
- identificar sequencias de acontecimentos escutando sons;
- identificar os diferentes sons de objetos, meios de transporte, animais, etc.;
- selecionar e classificar imagens que tenham os sons selecionados.
- discriminar e imitar sons a partir de uma visão global e parcial;
- explorar as possibilidades sonoras de diferentes materiais;
- identificar as qualidades do som 9alo, baixo, fraco, forte);
- associar sons de objetos a situações da vida cotidiana;
- associar sons aos fonemas correspondentes;
- relacionar objetos por sons diferentes e semelhantes;
- discriminar e reconhecer diferentes fontes sonoras.
Para ajudar o seu aluno o professor precisa sensibilizá-lo para
vivenciar os sons de seu entorno natural e cultural, incentivá-lo a
descobrir diferentes formas de comunicação, expressão e representação
através da discriminação sonora, propor atividades que exijam a
decodificação de sons em uma ordem crescente de complexidade e
incentivá-lo a explorar e reconhecer instrumentos sonoros e musicais.
Sendo assim, podemos realizar atividades como:
- reproduzir sons do dia a dia pedindo que os alunos identifiquem que som é estes;
- usar palmas para trabalhar o ritmo. Conforme as palmas batidas, pelo professor, os alunos reproduzem os sons de diferentes formas;
- usar músicas infantis que usem a reprodução vocal e de gestos como
palminhas, palminhas, o trem maluco, dona aranha, seu lobato tinha um
sítio, brilha brilha estrelinha, pombinha branca, bambalalão, entre
outras, pois estas permitem usar gestos e rimas nas terminações das
frases;
- brincar com rimas;
- quando introduzir as letras, salientar a letra inicial. Com o tempo salientar a letra inicial e final;
- usar exercícios de associar gravuras e objetos que iniciam e terminam com um mesmo som.
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