RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIÁLOGOS - TURMA DE JANUÁRIA - 22/05/12

DIÁLOGOS APRESENTADOS POR MINHA TURMA DO 8º PERÍODO DE PEDAGOGIA - CAMPUS DA UNIMONTES EM JANUÁRIA EM 22/05/12

DIÁLOGO 01
• A  - O-I
• B  - BO@ D-I-A / BO@ TARDE / BO@ NOITE
• ........interrog.........
• A  - BO@ CONHECER. VOCÊ TRABALHAR AQUI
•  Aceno de cabeça afirmando
• B -   SIM
•  .......interrog.........
• A -  VOCÊ TRABALHAR SALA LÁ
•  Aceno de cabeça afirmando
• B -    SIM
• A -  DESCULPAR, PRECISAR IR-    EMBORA. TCHAU!
• B -  TCHAU!


DIÁLOGO 02 - NA ESCOLA
• a- O-I, VOCÊ  ...................................?
• b- O-I, (expressão facial "surpreso") SIM, EU .................
• a- VOCÊ LEMBRAR NÃO EU?
• b- LEMBRAR NÃO.
• a- EU, SINAL-NOME. NOME................... VOCÊ  2sENSINAR1sLibras. AQUI. LEMBRAR?
• b- AH! (expressão facial "lembrar")
• a- BO@ ENCONTRAR. TUDO-BEM?
• b- TUDO-BEM. DESCULPAR. (olhando para o relógio) EU IR AULA. TCHAU!
• a- TCHAU.
DIÁLOGO 03 - NA RECEPÇÃO
• a- O-I, TUDO-BEM? ME@ NOME ...............
• b-  TUDO-BEM. SE@ NOME ...........(procura a ficha)
• a- NÃO, ERRAD@.
• b-  DESCULPAR. (Procura a ficha novamente) ACHAR (Expressão facial "Achar"entregando a ficha)
• a- CERTO. OBRIGAD@. TCHAU
• b-  DE-NADA. TCHAU!

DIÁLOGO 04 - NO HOTEL
• a- VOCÊ SURD@?
• b- O-I, (expressão facial "surpreso") SIM EU SURD@.
• a- VOCÊ LEMBRAR NÃO EU? EU AMIG@  ........ TAMBÉM PROFESSOR LIBRAS.
• b- DESCULPAR, EU CONHECER NÃO, LEMBRAR NÃO.
• a- Explica as características do professor: ALTO, MAGRO, DE-ÓCULOS
• b- AH! (expressão facial "lembrar“) CONHECER. BO@!
• a- EU AMIG@.
• b- BO@ CONHECER
• a- DESCULPAR (olhando para o relógio).EU ATRASAD@. TCHAU!
• B) TCHAU.

DIÁLOGO 05 - NO CORREDOR DA ESCOLA
• a- O-I TUDO-BEM?
• b-  O-I TUDO-BEM. VOCÊ TER AULA AGORA?
• a- SIM, EU TER AULA LIBRAS
• b-  PROFESSOR@ QUEM-É?
• a- PROFESSOR@...............................
• b-  AH ! (Expressão facial "Espanto"). BO@. EU CONHECER NÃO! S-A-L-A NÚMERO?
• a- DESCULPAR, EU ATRASAD@ AULA, EU SALA H102, TCHAU! VOCÊ S-A-L-A QUAL?
• b-  EU, SALA F 120 OK?! TCHAU!
DIÁLOGO 06 –
• A) O-I  TUDO-BEM?  ME@ NOME  E-V-A (Soletrar)
• B) BO@-D-I-A TUDO-BEM. VOCÊ E-V-E?
• A) NÃO, ERRADO. ME@ NOME E-V-A
• B) DESCULPAR (Procura a ficha e acha) NOME E-V-A
• A) CERTO
• B) VOCÊ ESPERAR (Aponta para a cadeira) SENTAR LÁ.
• A) OBRIGAD@



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