RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Quem possui deficiência auditiva pode ter CNH?

 


O Portal do Trânsito conversou com dois especialistas, que destacam como a CNH é obtida por quem possui deficiência auditiva.

Será que quem possui deficiência auditiva pode tirar CNH? A resposta é sim! De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país existem mais de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.  

Antes de mais nada, é preciso entender que existem dois tipos de deficiência auditiva: unilateral e bilateral. Em primeiro lugar, a deficiência auditiva unilateral é a perda da audição, parcial ou total, em um dos ouvidos, já a deficiência auditiva bilateral ocorre nos dois ouvidos.  

Dr. Henrique Furlan, otorrinolaringologista, explica que qualquer cidadão brasileiro considerado apto pela legislação pode tirar a CNH.

“Não existe restrição quanto ao grau de perda auditiva. Um cidadão com perda auditiva moderada, com protetização com o aparelho de amplificação sonora individual, pode dirigir igualmente ao cidadão com perda auditiva profunda”, destaca.  

Quais são as etapas para um deficiente auditivo tirar a CNH?  

O processo de avaliação para obter a CNH envolve:

I – avaliação psicológica
II – exame de aptidão física e mental
III – curso teórico técnico
IV – curso de simulação de prática de direção veicular
V – exame teórico técnico
VI – curso de prática de direção veicular
VII – exame de direção veicular
IX – exame otoneurológico

Segundo o Dr. Diego Malucelli, otorrinolaringologista, é considerada como deficiência auditiva perda acima ou igual a 40 decibéis. Para ser considerado apto, o futuro motorista precisa realizar o exame otoneurológico. No entanto, a legislação atual permite que o motorista com dificuldade na audição dirija veículos automotores nas categorias A (motocicleta, triciclo, motonetas) e B (carros e caminhonetes).  

“O candidato com deficiência auditiva poderá solicitar um intérprete de libras em todas as etapas do processo de habilitação. Os deficientes auditivos têm o direito de dirigir garantido por lei, por meio da resolução número 789 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).”, diz Dr. Diego Malucelli.  

Além disso, de acordo com o Dr. Henrique Furlan, o candidato deve levar um laudo médico constando especificamente a deficiência auditiva e um exame audiométrico.  

Projeto de lei no Senado quer expandir as categorias C, D e E para deficientes auditivos. 

No ano passado, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, foi aprovado um projeto de lei que permite ao deficiente auditivo o direito à CNH em todas as categorias. Atualmente quem possui deficiência auditiva pode, somente, adquirir a CNH nas categorias A e B.  

A PL alteraria o Código de Trânsito Brasileiro. Ao Portal Senado Notícias, o senador Romário (PL-RJ) destaca que pessoas surdas ou com deficiência auditiva, habilitadas, não apresentam riscos no trânsito. Para ele, a impossibilidade de concessão nas outras categorias apenas retira direitos, sem que haja ganho algum para a sociedade. 

Por fim, até o fechamento desta matéria, a PL encontrava na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.  

FONTE:

https://www.portaldotransito.com.br/noticias/conscientizacao/quem-possui-deficiencia-auditiva-pode-ter-cnh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.