RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Seminário Especial Educação, Diferença e o Comum: perspectivas para uma educação plural de surdos - 22/07 À 26/07/24

 


Seminário Especial Educação, Diferença e o Comum: perspectivas para uma educação plural de surdos. Trata-se de um Seminário Especial que busca percorrer alguns pressupostos caros à educação de surdos, entre eles, diferença como dimensão do ser e comum como princípio para a construção de um educação plural e ética. Parte-se da possibilidade de outro modo de pensar a educação e a inclusão dos sujeitos surdos: pela diferença com o outro na busca por um comum. Tais atravessamentos conceituais são chave-de-leitura para o deslocamento da educação de surdos da lógica do acesso ao ensino padrão para o do direito de educar-se na diferença, com base no respeito às formas de vida (outras) que a surdez nos impõe. Que comum com os surdos é possível construir na educação na atualidade? Essa pergunta será mobilizadora de nossos encontros para pensarmos de que modo as práticas educativas poderão ofertar ações mais éticas e plurais aos surdos diante da imposição da nova modalidade bilíngue, inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 2021, ainda reivindicada por força de lei e questionada por outros grupos. Esse tensionamento busca problematizar se cabe uma modalidade específica de ensino, além da modalidade já ofertada pela ‘educação especial’ e que possíveis efeitos podem ser produzidos.
Inscrições até 28/02! 

INSCRIÇÃO:

FONTE:
https://www.instagram.com/p/C3sUCjPODQZ/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.