O SXSW 2024, maior festival de inovação e tecnologia do mundo, será realizado em março, nos Estados Unidos.
O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (PE) está celebrando um marco histórico para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O projeto de tradução simultânea de língua de sinais, uma colaboração da Lenovo e o CESAR, está entre os finalistas do SXSW 2024, festival anual de inovação e tecnologia, na categoria Inteligência Artificial.
O SXSW (South by Southwest) será realizado de 8 a 16 de março, na cidade de Austin, no Texas (EUA). O projeto (assista ao vídeo abaixo) é o único representante de uma empresa da América Latina a alcançar a final nesta edição do evento. O SXSW é conhecido por destacar as últimas tendências e inovações em tecnologia, cinema, televisão e música, com prêmios em várias categorias.
O Tradutor Simultâneo de Libras com IA da Lenovo
O projeto em questão é uma inovação tecnológica exclusiva que utiliza Inteligência Artificial para identificar e contextualizar gestos individuais. Esta tecnologia foi alimentada com um vasto conjunto de dados, composto por milhares de vídeos em Libras – Língua Brasileira de Sinais.
A partir disso, os movimentos são capturados e transformados em mensagens de texto e áudio, em português, e tudo isso ocorrendo de forma simultânea. O desenvolvimento deste projeto levou cinco anos e contou com um investimento de US$ 4 milhões da Lenovo.
Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR , estar entre os finalistas já é um marco para o Centro:
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para a aprimoração e inovação de produtos e serviços, por meio do uso da tecnologia. Outro ponto que nos enche de orgulho é sabermos que somos o único representante da América Latina na premiação. Isso nos motiva a ir cada vez mais longe!”, ressalta o CEO.
“Estou empolgado por fazer parte desse projeto tão inspirador. Como parte da visão da Lenovo que é oferecer tecnologia inteligente para todos, essa solução de AI preenche lacunas de comunicação existentes, além de potencializar seu uso para acelerar o aprendizado de Libras, usando visão computacional para rastrear a precisão dos gestos e “instruir” os usuários a fazerem ajustes”, completa Hildebrando Lima, Diretor de P&D da Lenovo .
Promovendo a Inclusão Através da Tecnologia
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva. Deste total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda. Em escala global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 430 milhões de pessoas possuem perda auditiva moderada ou grave no ouvido mais sensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.