RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
quarta-feira, 31 de março de 2021
Curso de Extensão de Capacitação para Tradutores Intérpretes
de Libras-Língua Portuguesa
Curso de Capacitação vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UFPA em parceria com a Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará - Astilp e apoio da Faculdade de Letras Estrangeiras e modernas - Falem.
Início do Curso - Abril 2021
Duração 12 meses
Modalidade: Remota
Carga horária: 280h
Aguardem, inscrições em breve.
CURSOS DE EXTENSÃO O IFSP Salto oferece 220 vagas divididas em 6 cursos gratuitos:
Servidores convidados a cursarem Libras para atendimento a pessoas surdas nos órgãos do Estado
Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos órgãos e serviços do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração, em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA e com a Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, oferece aos servidores públicos catarinenses o Curso de Introdução a Libras.
Com carga de 60 horas de duração, o curso é gratuito e ministrado em plataforma online na modalidade EAD. A iniciativa de ofertar o curso entre os servidores é da diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da secretaria de Estado da Administração- SEA
De acordo com a gerente de Políticas e Desenvolvimento de Pessoas da SEA, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, o objetivo do curso é difundir a linguagem de Libras entre os servidores, favorecendo a acessibilidade de todos aos órgãos do Estado. “Estamos incentivando que cada órgão indique ao menos um servidor ou pessoa contratada para fazer o curso, e ter capacidade para atender de forma eficiente e especializada o cidadão que chega até os locais públicos precisando de atenção especial às suas demandas. Essa é uma política que tanto o governo federal, quanto estadual estão buscando desenvolver”
O conteúdo do curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais- ou curso de Libras, foi elaborado por meio do projeto de Cooperação Internacional da UNESCO e contou com o apoio do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, por meio da Lei nº 10.436/2002, que legitima as Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.
Para fazer o curso é muito fácil, basta acessar o link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11 e fazer a sua inscrição.
A disponibilidade para concluir o curso é de 40 dias, com direito a certificado pelo ENAP após a conclusão de todas as atividades.
FONTE: https://www.librasol.com.br/servidores-convidados-a-cursarem-libras-para-atendimento-a-pessoas-surdas-nos-orgaos-do-estado/?fbclid=IwAR2DtpEcUZ7LCGLT3KUkwMFCmpd9edHgveys2z994MrdEmIw5N0CJdMAJS4
Vereador discursa em Libras em protesto pela falta de intérprete na Câmara
O vereador João Monteiro (PP) solicitou à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Alegrete um estudo de impacto econômico- financeiro e parecer jurídico sobre a possibilidade de contratação de um intérprete na Língua Brasileira de Sinais.
RIO GRANDE DO SUL – E, diante da negativa de seu pedido para que fosse contratado um profissional de Libras, ele iniciou a sessão do dia 29 de forma diferente.
João Monteiro começou seu discurso em Libras para mostrar a dificuldade que a comunidade surda tem por não ter alguém que intérprete o que está acontecendo em cada sessão do Legislativo.
Como seu pedido foi negado ele resolveu discursar em Libras. A repercussão foi imediata e o seu gabinete recebeu inúmeras ligações, inclusive de outras cidades querendo informações para gestionar a mesma demanda.
Profissionais de Libras também se solidarizaram com o Vereador, dizendo da importância da Câmara ter um intérprete da Língua Brasileira de Sinais.
– A minha intervenção repercutiu positivamente e logo após a sessão fui chamado pela mesa diretora da Casa que marcou uma reunião , para quinta- feira de manhã, para tratar sobre esta pauta, informou o Vereador que está em seu primeiro mandato.
FONTE:https://www.librasol.com.br/vereador-discursa-em-libras-em-protesto-pela-falta-de-interprete-na-camara/?fbclid=IwAR0ublX764O63szASj2H0IIly5eStPP0V9h4z3I-8oiJItLrcUGaTWEwBkU
terça-feira, 30 de março de 2021
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE LÍNGUA DE SINAIS: METODOLOGIA DE ENSINO DE LIBRAS - L1; METODOLOGIA DE ENSINO DE LIBRAS - L2; METODOLOGIA DA LITERATURA SURDA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE LÍNGUA DE SINAIS (CALS): FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS; EDUCAÇÃO DE SURDOS E NOVAS TECNOLOGIAS
domingo, 28 de março de 2021
CURSO DE LIBRAS - CAS SUDOESTE
Início das aulas: 06 de abril
Horário: Das 14:00 às 16:00, todas as terças e quintas
Inscrições: 26 de março até 31 de março
Certificado: 40 horas
Das inscrições: Enviar uma cópia do RG para o email = nrefnb_cas@escola.pr.gov.br
sábado, 27 de março de 2021
1° ENCONTRO DE PESQUISAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE SURDOS, SUBJETIVIDADE E DIFERENÇAS (GPESDI) - 23 À 25/06/2021
1° ENCONTRO DE PESQUISAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE SURDOS, SUBJETIVIDADE E DIFERENÇAS (GPESDI)
Inscrições: de 26/03/21 a 15/06/21
Submissão de trabalhos: de 01/04/21 a 30/04/21
● Eixo Temático 1. Práticas educacionais bilíngues para surdos na educação infantil ao ensino superior
● Eixo Temático 2. Educação e saúde bilíngue, políticas educacionais e políticas públicas para as diferenças
● Eixo Temático 3. Tradução e interpretação Libras/Língua Portuguesa na esfera educacional
● Eixo Temático 4. Perspectivas filosóficas, filosofia da diferença e movimentos sociais de resistência
● Eixo Temático 5. Ensino de português para surdos: novas teorias e práticas atuais
● Eixo Temático 6. Tecnologias como dispositivos sociais de práticas e lutas às diferenças surdas
Acesse:
https://gpesdi2021.faiufscar.com/
Contato:
gpesdi@ufscar.br
Participe você também!!!
Workshop Online - Por que fazer a voz do Surdo é difícil? - 15/05/2021
Por que fazer a voz do Surdo é difícil?
"Dicas para desenvolver a interpretação de Libras para Português" com Andréa Venancino
Dia 15 de Maio das 9h as 13h
Investimento - $120,00
Vagas limitadas (reserva de vaga, somente com pagto)
Inscrições - Espaço TK
(11) 96880-5064 / 96843-0845
UFRRJ cria plataforma para popularizar termos científicos em Libras
Conheça o RecLibras, uma plataforma aberta, pública, inovadora e gratuita
Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desenvolveram um repositório para Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado para ciências. Chamada de Repositório Científico de Libras (RecLibras), a plataforma funciona como centralizadora de conhecimentos em Libras para termos científicos, o que promoverá a inclusão de estudantes surdos. A ferramenta permitirá identificar quais sinais já foram criados para certas grandezas e avaliar quais são mais adequados, além de detectar quais são os conceitos que ainda não dispõem de sinais.
A ideia é criar uma comunidade virtual que permita a troca de informações entre os diversos atores envolvidos com a Educação. Professores, por exemplo, poderão cadastrar sinais em Libras que serão usados em suas aulas. Intérpretes terão uma fonte de consulta que facilitará sua ação, enquanto a comunidade surda poderá participar ativamente do processo de validação dos sinais disponíveis na plataforma. O projeto foi idealizado pelos docentes da UFRRJ Frederico Cruz, do Departamento de Física, e Sérgio Serra, do Departamento de Computação, com apoio de Ana Carla Ziner, do Departamento de Letras e Comunicação.
“O aspecto mais importante do RecLibras é o fato de ser um repositório aberto no qual qualquer pessoa poderá cadastrar um sinal e este não ficará restrito a ações de um grupo específico”, explica o professor Frederico Cruz, que realiza periodicamente, desde 2009, um workshop para discutir as possibilidades do ensino inclusivo da Física, bem como das demais disciplinas científicas, nos diferentes níveis e modalidades de formação.
“A plataforma não apenas disponibiliza os sinais em vídeo, mas também suas descrições em signwriting [um sistema de escrita das línguas gestuais] e em Língua Portuguesa, além de oferecer ligações a recursos da web de dados, como ao conteúdo acadêmico/científico subjacente ao termo”, explica o professor Sérgio Serra. Tal funcionalidade permite que o aluno surdo aprenda o termo em Libras, ao mesmo tempo em que acessa materiais em português.
Os usuários da plataforma possuem perfis distintos: o perfil pesquisador permite cadastrar vídeos de sinais em Libras para um termo específico; o moderador é responsável por avaliar a legitimidade e a acurácia dos sinais cadastrados; já o administrador é responsável por definir os vídeos termos para que eles apareçam para o usuário final.
O catálogo de vídeos da ferramenta está organizado em oito áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.
A primeira versão do protótipo do RecLibras foi desenvolvida em 2018, por Felipe Calé, egresso do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ. Enquanto a segunda versão, mais atual e ampliada, foi desenvolvida em 2020 pelo egresso Caio Bittencourt. Ambas sob orientação dos docentes Sérgio Serra e Frederico Cruz, e com apoio de Paulo Simeão de Carvalho, professor da Universidade do Porto, em Portugal.
FONTE: https://www.librasol.com.br/ufrrj-cria-plataforma-para-popularizar-termos-cientificos-em-libras/?fbclid=IwAR1wmM7kqSTNRmVuuJmR6iI8Y6nSz_sUMbjJmcOFHHNr15K6ZUL053l8x9Y
Conheça o novo dicionário de Libras na área de informática
O FESAI – Fórum de Estudos Surdos na Área de Informática vem realizando pesquisas por todo Brasil em busca de registros terminológicos da área da informática/tecnologia, bem como divulga projetos associados a Libras e as práticas profissionais do sujeito surdo nesse campo.
Tem parceria com palestrantes renomados nas áreas de estudo da Língua de Sinais, educação e tecnologia. O objetivo geral do Fórum de Estudos dos Surdos na Área da Informática é desenvolver e incentivar pesquisas na criação de novos sinais e atualização de sinais existentes de informática para que atinja o público da educação básica e ensino superior.
- Analisar pesquisas existentes sobre sinais na área de informática;
- Interpretar conceitos novos e já utilizados na área de informática e identificar sua relação com o sinal criado ou existente;
- Exemplificar com vídeos os sinais da área de tecnologia para que sujeitos surdos possam utilizar em seu dia-a-dia;
- Especificar sinais novos e existentes em linguagem de programação, recursos tecnológicos, sistemas operacionais e diversos recursos tecnológicos.
Conheça o novo site, clique aqui.
FONTE: https://www.librasol.com.br/conheca-o-novo-dicionario-de-libras-na-area-de-informatica/?fbclid=IwAR3_kv2QHen-dXqjPn3cjRng2yJB7nC8HvSZ1NnZ0Rw1_8abrP2rV2vEZKo
MARATONA COMENTADA DA SÉRIE CRISÁLIDA
Maratona Comentada da Série Crisálida, na íntegra, no nosso canal:
ESTUDOS E ANÁLISES DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS DE ALUNOS SURDOS: re-adaptação e re-criação de material didático-pedagógico - 08/05/2021
sexta-feira, 26 de março de 2021
CURSO DE FORMAÇÃO - INSTRUTOR SURDO
FEAPI promove curso de Introdução à Libras da Escola Virtual de Governo (ENAP)
Curso é online, gratuito e aberto a todos os interessados.
Certificado pela Escola Nacional de Administração Pública, por meio do projeto Escola Virtual de Governo, o curso conta com carga horária de 60 horas e deve ser realizado em até 40 dias após a realização da inscrição.
No Conteúdo Programático do curso serão abordados, entre outros tópicos: as causas, descoberta e graus de perda auditiva, a legislação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a identidade e cultura surda, além de diversas práticas de Libras (primeiro contato, alfabeto manual, pronomes pessoais, expressões faciais e família, calendário e números em Libras, casas e cômodos, meios de transporte, animais e classificadores, profissões, etc.).
Com conteúdo elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o curso de “Introdução à Libras” pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha interesse na comunicação com as pessoas Surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Os interessados em realizar os cursos devem preencher o Formulário de Interesse disponível no site (https://feapi.itajai.sc.gov.br/noticia/108/feapi-promove-curso-de-introducao-a-libras-da-escola-virtual-de-governo-enap-). Logo após a inscrição a FEAPI encaminhará um e-mail aos interessados com orientações para realização das inscrições. Não há limites de vagas e as inscrições seguirão abertas enquanto houver a disponibilização do curso.
FONTE: https://www.librasol.com.br/feapi-promove-curso-de-introducao-a-libras-da-escola-virtual-de-governo-enap/?fbclid=IwAR1gp_JiUV9cw1LtYLWLp41nstgB5bg4kW5HkRvqmvb5bapSoZyA_o0yZNo
FORMAÇÃO PARA INTÉRPRETE EDUCACIONAL - 07/04/2021
quinta-feira, 25 de março de 2021
IFB Campus Riacho Fundo abre inscrições para cursos de Libras
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Riacho Fundo lançou nesta terça-feira, 23 de março, processo seletivo para ingresso nos cursos de formação inicial e continuada (FICs) gratuitos de Formação Básica e Formação Intermediária em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As inscrições podem ser feitas no período de 24 de março a 08 de abril pelo Sistema de Processo Seletivo do IFB.
Confira no edital (anexo) os critérios para participar.
Pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência podem concorrer em reserva de vagas.
A estimativa é que estes cursos tenham início no mês de maio. A previsão é que os cursos sejam presenciais, sendo ofertado de forma remota apenas enquanto estivermos na pandemia.
Mais informações: cdra.crfi@ifb.edu.br
FONTE: https://www.librasol.com.br/ifb-campus-riacho-fundo-abre-inscricoes-para-cursos-de-libras/?fbclid=IwAR3eFQN0vE7ie_CcDMb3hpHKXVty6dPhjjd0YY8VxXrXJAZLZNBbio898d8
quarta-feira, 24 de março de 2021
Dicionário Colaborativo de Libras – Educação Inclusiva em Destaque
A educação inclusiva, uma realidade desafiadora para os sistemas de ensino, deu origem a uma nova demanda no que se refere à Língua Brasileira de Sinais, Libras, utilizada por surdos para comunicação.
Assim como as demais línguas, a Libras está em constante evolução. Cada vez mais usuários desse sistema de comunicação adentram diferentes áreas fazendo com que, a cada dia, sejam necessários novos sinais para a expressão de novas ideias e conceitos para uma melhor fluência na comunicação e, também, para o desenvolvimento cognitivo de alunos surdos.
Para registrar esses novos sinais, um projeto desenvolvido pelo Prof. Ronny Diogenes, professor de Libras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) criou o COLibras – www.colibras2020.web.app , um site com um dicionário colaborativo de línguas de acesso gratuito, disponível para computadores e smartphones, onde o usuário poderá pesquisar e registrar um novo sinal, a partir do momento em que ele é criado.
Em breve disponível também como aplicativo para celulares, o objetivo do Ceres/UFRN é a criação de um banco de dados composto por sinais disponibilizados por categorias, tais como saúde, segurança, entre outros, além de diversas novas funcionalidades.
O professor de qualquer instituição nacional poderá, por exemplo, criar e compartilhar com os demais usuários sua própria categoria e cadastrar sinais que sejam específicos para o seu curso.
A iniciativa do Ceres/UFRN é mais uma importante contribuição para que os surdos possam sentir-se parte do mundo, compartilhar o mundo com o outro, poder ser e fazer parte dele.
FONTE: https://revistareacao.com.br/dicionario-colaborativo-de-libras-educacao-inclusiva-em-destaque/