O Congresso tem como
objetivo informar aos participantes sobre as Escolas Bilíngues, a
valorização da LIBRAS “Língua Brasileira de Sinais” e apresentar o
bilinguismo como metodologia que mais aproxima o respeito e os direitos
ao cidadão surdo, mostrando as necessidades e os benefícios da
implantação da Escola Bilíngue, e mudar o velho conceito de surdo
clínico, para Ser Social através do Bilinguismo LIBRAS/Português.
http://www.apascresp.com/#!sobre/y0ojb
A LIBRAS e a Escola Bilíngue, favorece para o sujeito surdo, seu
desenvolvimento cognitivo pessoal, sociolinguístico e cultural. É o
principal instrumento mediador para o surdo adquirir o português
escrito, e torná-lo um sujeito linguístico, mas para isso ele precisa
dominar a sua língua, e o sistema de educação de Parnaíba ainda é
ineficiente e deficitário na atualidade, onde os surdos encontram-se em
situação de exclusão, e variando em grau de analfabetismo em sua própria
língua LIBRAS, sua primeira língua de aquisição.
Esse encontro também proporciona aos profissionais da área
conhecer os meios mais adequados do processo pedagógico educacional do
surdo, que através do bilinguismo LIBRAS/Português, aceita o surdo como
Ser Social, e nessa filosofia de ensino concebe esse sujeito como ser
“Diferente”, e a surdez como “atributo humano” resultado de uma
deficiência orgânica que não se esgota nela mesma (Vilma Slomisk Geni).
A escolarização dos surdos pede imediata revisão de sua política
de base, já que a atual política reforça premissas que já sustentaram
outras modalidades de escolarização que fracassaram. Em nenhum desses
modelos ouve o rompimento com a lógica que o surdo deve ser surdo em
português por dever e em LIBRAS por concessão. “É essa a lógica a ser
rompida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.