Crianças com deficiência e o acesso à educação fundamental no Brasil: inclusão ou integração? Uma análise a partir do direito constitucional
Por Ana Paula Barbosa-Fohrmann, Thiago da Costa Sá Angelica, na Pensar – Revista de Ciências Jurídicas. Vol. 19, n. 1.
O tratamento dispensado pela sociedade às pessoas com deficiência ao 
longo da História passou por momentos de extrema intolerância e 
discriminação que resultou, em muitos casos, na marginalização desses 
indivíduos em relação às demais pessoas da sociedade. Embora tenhamos 
avançado no tema, ainda hoje, grande parte das pessoas com deficiência 
encontram uma série de barreiras que dificultam e, às vezes, até mesmo 
impedem o pleno exercício de direitos garantidos sem distinção a todos 
os cidadãos, como é o caso dos direitos à saúde, à educação, ao trabalho
 e ao transporte, por exemplo. Tal prática contribui para gerar uma 
relação de desigualdade entre as pessoas com deficiência e os demais 
indivíduos da sociedade. O alvo deste estudo será o direito à educação, 
personificado no acesso das pessoas com deficiência ao ensino 
fundamental no Brasil. Neste sentido, será feita uma análise 
constitucional que nos permita apontar qual é a maneira 
constitucionalmente adequada para garantir que o acesso das crianças com
 deficiência ao ensino fundamental signifique também a não-discriminação
 e igualdade em relação às demais pessoas de nossa sociedade e a 
inclusão desses indivíduos à vida em sociedade. Afinal, como deve se dar
 o acesso das crianças com deficiência ao ensino fundamental: através de
 escolas e classes especializadas no ensino de pessoas com deficiência 
ou por meio da inclusão desses alunos no sistema regular de ensino?
 http://www.inclusive.org.br/?p=26860

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