Crianças com deficiência e o acesso à educação fundamental no Brasil: inclusão ou integração? Uma análise a partir do direito constitucional
Por Ana Paula Barbosa-Fohrmann, Thiago da Costa Sá Angelica, na Pensar – Revista de Ciências Jurídicas. Vol. 19, n. 1.
O tratamento dispensado pela sociedade às pessoas com deficiência ao
longo da História passou por momentos de extrema intolerância e
discriminação que resultou, em muitos casos, na marginalização desses
indivíduos em relação às demais pessoas da sociedade. Embora tenhamos
avançado no tema, ainda hoje, grande parte das pessoas com deficiência
encontram uma série de barreiras que dificultam e, às vezes, até mesmo
impedem o pleno exercício de direitos garantidos sem distinção a todos
os cidadãos, como é o caso dos direitos à saúde, à educação, ao trabalho
e ao transporte, por exemplo. Tal prática contribui para gerar uma
relação de desigualdade entre as pessoas com deficiência e os demais
indivíduos da sociedade. O alvo deste estudo será o direito à educação,
personificado no acesso das pessoas com deficiência ao ensino
fundamental no Brasil. Neste sentido, será feita uma análise
constitucional que nos permita apontar qual é a maneira
constitucionalmente adequada para garantir que o acesso das crianças com
deficiência ao ensino fundamental signifique também a não-discriminação
e igualdade em relação às demais pessoas de nossa sociedade e a
inclusão desses indivíduos à vida em sociedade. Afinal, como deve se dar
o acesso das crianças com deficiência ao ensino fundamental: através de
escolas e classes especializadas no ensino de pessoas com deficiência
ou por meio da inclusão desses alunos no sistema regular de ensino?
http://www.inclusive.org.br/?p=26860
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