Fortalecendo o Bilinguismo
As crianças e os jovens surdos têm como grande desafio viver entre dois mundos: aquele que se comunica por uma língua de sinais e aquele que utiliza as formas oral e escrita. Longe de serem espaços antagônicos, esses dois universos são complementares e a pessoa com deficiência auditiva só terá a ganhar se for capacitada para transitar com desenvoltura por ambos.
Educadores bem preparados têm papel fundamental para auxiliá-los nessa jornada. E para contribuir com a formação desses profissional, nos dias 17 e 18 de setembro acontece em São Paulo o Seminário Internacional de Bilinguismo e Formação de Intérprete/Guia-Intérprete Educacional, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para que os diferentes eixos de debate e visões sejam contemplados, foram programadas mesas-redondas sobre o ensino de Libras como primeira língua e do Português como um segundo idioma; a relação entre o intérprete, o guia-intérprete e o professor interlocutor; e sobre a formação do intérprete e do guia-intérprete no Brasil e no exterior.
Além do debate de questões cruciais para o desenvolvimento da educação inclusiva, outra preocupação é possibilitar o acesso a conhecimentos práticos, o que acontecerá nas nove Oficinas programadas. Nessas Oficinas, assim como no seminário, estarão presentes especialistas ligados a universidades, instituições e redes públicas de ensino.
Esperamos com isso contribuir para a atualização e troca de experiências dos educadores envolvidos com a temática do ensino de alunos surdos e surdocego, com objetivo de aperfeiçoar a qualidade da educação oferecida pelas redes públicas a esses públicos.
Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Programação Preliminar
Dia 17/09
08h30 | Abertura |
---|---|
09h30 | Palestra: Proposta de Educação Bilíngue para Surdos Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – UFSCAR |
10h00 - 13h00 | TEMA: Bilinguismo e a Formação de Profissionais |
10h00 - 11h30 | MESA-REDONDA: Aquisição da Língua de Sinais como 1ª língua para Surdos |
|
|
11h30 - 13h00 | MESA-REDONDA: Ensino de Português como 2ª língua para Surdos |
|
|
14h30 - 15h30 | Intérprete e Guia–intérprete Educacional – Professor Interlocutor
Práticas e Necessidades Formativas
|
|
|
16h00 – 18h00 | Oficina 1 – (2 dias) – Ensino de Português como Segunda Língua Maria Cristina da Cunha Pereira – PUC Oficina 2 – (2 dias) – Sistemas de Comunicação de Pessoas com Surdocegueira Adquirida Dalva Rosa Watanabe - AHIMSA Oficina 3 – (2 dias) – Comunicação Háptica para Pessoas com Surdocegueira Adquirida Eduardo de Almeida Ruas – AHIMSA Oficina 4 - (1 dia) – A Importância e os Desafios no Ensino da Libras para as Famílias dos Surdos Simone Spadafora - Instituto Adhara |
Dia 18/09
9h00 - 10h00 | Palestra: Procedimentos Técnicos de Interpretação
Emeli Marques Costa Leite
|
---|---|
10h00 – 12h30 | TEMA: Formação de Intérprete e de Guia-intérprete
Experiência Nacional de Formação de Intérprete e de Guia-intérprete de Libras
|
Experiências Internacionais na Formação de Intérprete e de Guia-intérprete
|
|
14h00 – 16h00 | Oficina 5 – (1 dias) – Importância da LIBRAS como Ferramenta de Aprendizagem Sibelle Traldi- SELI Oficina 6 – (1 dias) – Atendimento Educacional Especializado para Pessoa com Surdez - Serviços de Apoio a Inclusão na Rede Pública Aline Crociari Maurício- PCNP Educação Especial e Disleine Denise Neris Resende – Professor sala de recursos –DA - CAPE Oficina 7 – (1 dias) – Práticas Interpretativas na Esfera Educacional Vânia de Aquino Albres Santiago - UFSCAR Oficina 8 - (1 dia) – Recursos Pedagógicos para o Ensino de Português para Surdos Marcia Cristina Villagra Caravieri - Instituto Santa Terezinha |
16h00 – 18h00 | Oficina 1 – (2 dias) – Ensino de Português como Segunda Língua Maria Cristina da Cunha Pereira – PUC Oficina 2 – (2 dias) – Sistemas de Comunicação de Pessoas com Surdocegueira Adquirida Dalva Rosa Watanabe - AHIMSA Oficina 3 – (2 dias) – Comunicação Háptica para Pessoas com Surdocegueira Adquirida Eduardo de Almeida Ruas – AHIMSA Oficina 9 - (1 dia) – Intervenção Precoce Sandra Regina Leite de Campos - Colégio Rio Branco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.