Muitos questionamentos estão sendo feitos quanto a Inclusão de surdos
em escolas comuns no Brasil, principalmente no que condiz às séries
iniciais. O surdo tem como sua primeira língua, a Língua de Sinais
(LIBRAS), necessitando de um período de maturação cognitiva (em seus
primeiros anos), para somente depois iniciar um processo de bilinguismo
propriamente dito, ou seja, usar de Libras e da Lingua Oral. Por outro
lado, as escolas brasileiras de ensino comumnão estão capacitadas para
receber crianças surdas, nem a nível físico (salas, materiais), nem a
nivel especifico (metodologias), e ainda nem a nivel de pessoal
(professores especializados e/ou intérpretes). Para tanto, há
necessidade de se montar uma infra-estrutura adequada, que atenda as
diferenças da criança surda. As autoridades precisam refletir melhor
sobre o assunto, antes de criarem impasses significativos quanto à
identidade e o processo de aprendizagem das crianças surdas no Brasil,
através do que chamam de Inclusão, numa educação para todos. Pois
incluir, no contexto do surdo,não significa apenas inserir numa sala de
ensino comum, mas respeitar suas diversidades, atendendo todas as suas
especificidades.
RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
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