RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O pior lugar para uma pessoa que não escuta estar…



Balada! Lugar escuro, com música altíssima e ruídos enlouquecedores. Se ouvintes já ficam um pouco desnorteados, tentem imaginar como diabos uma pessoa que ouve mal e usa aparelhos auditivos se sente num ambiente assim. Hoje em dia me pergunto como é que consegui ser baladeira durante alguns anos, porque não tenho mais paciência alguma – e muito menos vontade – de frequentar boates e afins. Nunca esqueço uma vez, não lembro se em 2007 ou 2008. Eu faceira numa balada na qual o gatinho-dos-meus-sonhos também estava. Quando o fofo finalmente veio na minha direção, o local em que eu estava era bem iluminado, então não tinha stress. Só que, claro, Lei de Murphy total, bastou a criatura chegar na minha frente e começar a falar comigo que a luz apagou. Ele falou, falou, falou; eu concordei, concordei, concordei. E tô até hoje sem saber que diabos ele me disse. Levar uma trova do gatinho-dos-seus-sonhos no escuro dentro de uma boate a 500DB, ninguém merece!!! É impossível de conversar, especialmente porque pessoas novas chegam falando…ao pé do ouvido. Aí você pede para que falem de frente e, além de acharem isso super esquisito, insistem em continuar falando do outro jeito. Tenso, né? Aliás, sem condições. Mesmo pra falar com os seus amigos mais chegados é preciso berrar além da conta, e fazer leitura labial na escuridão, só com visão de raio X, coisa que ainda não tenho. Neste final de semana meu irmão me arrastou para uma balada com ele, e não aguentei nem três míseras horas lá dentro. Primeiro, tentei desligar os AASI num botãozinho que eles têm, só que os bichinhos não desligavam, só ficavam mudando de programação. Desespero!!! Pra conversar, só com aquela velha tática de guerra de concordar com tudo sem fazer idéia do que a pessoa fala. Escuridão, barulho…já passei da idade. Foi bom só pra reconstatar que não é lugar pra mim. Só saio de casa pra ir a lugares bem iluminados e com um barulho razoável. Mais que isso é masoquismo puro e simples. No way!!! E o pior vem depois, quando chego em casa e tiro meus AASI: meu querido zumbido fica nas alturas, alternando de TV fora do ar pra rádio no último volume, e fica assim por umas 12 horas, no mínimo. E vocês? Encaram baladas? E como é que se defendem nelas? Contem aí! :) 

 http://cronicasdasurdez.com/o-pior-lugar-para-uma-pessoa-que-nao-escuta-estar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.