RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Contos de Fadas Inclusivos aliam literatura, artes visuaise acessibilidade

Elas são escritas e ilustradas pelo fisioterapeuta Cristiano Refosco e possuem edição de arte e design gráfico do artista Leandro Seliter. São elas: "Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha" (paraplegia), "Branca Cega de Neve" (cegueira), "O Pequeno Polegar que Não Conseguia Caminhar" (paralisia cerebral), "João Sem Braços e o Pé de Feijão" (malformação congênita), "Pinóquio das Muletinhas" (paralisia cerebral), "O Segredo de Rapunzel" (malformação congênita), "Cócegas na Floresta - João e Maria" (surdez), "A Bela Amolecida" (doença neuromuscular), "Aladown e a Lâmpada Maravilhosa" (síndrome de Down), "Alice no País da Inclusão" (autismo) e "Cinderela Sem Pé" (malformação congênita).
Para democratizar o acesso, a coleção conta com uma versão em áudio, na qual é possível ouvir a contação das histórias e/ou acompanhar a audiodescrição das imagens de cada um dos livros. As onze sinopses das histórias estão disponíveis no site www.imaginancia.com.br.
O objetivo principal é que a coleção se torne um instrumento de apoio no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência, fomentando a utilização dos livros, tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar. "Pretendemos que a coleção seja uma forma de disseminar a cultura da acessibilidade. Essa consciência deve ser despertada desde a infância", sustenta o autor Cristiano Refosco, que há 13 anos atua no atendimento de crianças com deficiência e teve na sua rotina a inspiração para escrever e ilustrar a coleção.
Dados do IBGE de 2010 apontam que o número de indivíduos com algum tipo de deficiência física ou intelectual supera 20% da população brasileira, o que representa cerca de 45 milhões de pessoas. No Rio Grande do Sul, são 2,5 milhões de cidadãos nessa condição.
Acompanhando a temática da obra a exposição acessível sobre as histórias dos livros possui piso podotátil e paineis com versão em Braille, onde o público poderá saber mais sobre as histórias. Na ocasião o deficiente visual Daniel Uchoa fará uma apresentação com harpa.
 http://www.facebook.com/EuAmoLibras


Chapeuzinho é uma menina feliz que vive com a mãe e precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. No dia em que leva uma cesta de doces para a sua vovó, ela cai num buraco e precisa da ajuda do Lobo Mau para continuar o passeio.





Resumo do Livro


Branca Cega de Neve é uma linda princesa que não enxerga. Quando vai morar com os sete anões na floresta, ela descobre que pode usar os seus outros sentidos para se defender da malvada madrasta.










Resumo do Livro


Cinderela nasceu sem um dos pés e usa um pé de madeira para caminhar. Ao ser convidada para o baile do castelo,ela conta com a ajuda de sua Fada Madrinha
para viver uma noite mágica.
















Resumo do Livro


Polegar é um menino que não consegue caminhar.
Ao ser abandonado na floresta, ele decide tomar
conta dos seus irmãos e protegê-los do Ogro Malvado.











resumo do livro


João sem Braços sobe por um pé de feijão e vai parar no castelo de um poderoso gigante. Para fugir e levar a Galinha dos Ovos de Ouro, ele tem que usar a sua inteligência.











Pinóquio é um boneco de madeira que caminha com a ajuda de duas muletinhas. Só que para se tornar um menino de verdade, ele precisa demonstrar que possui um bom e valoroso coração.








Resumo do Livro

A bela Rapunzel vive trancada numa torre até o dia em que um valente príncipe por ela se apaixona. Porém, o príncipe não sabe que ela guarda um grande segredo.










Resumo do Livro


João e Maria são gêmeos que não escutam.
No dia em que encontram uma casinha de
doces no meio da floresta, eles são aprisionados
por uma velha bruxa e precisam usar a
língua de sinais
para planejar uma fuga.

 





Resumo do Livro


No dia do batizado da princesa Ângela, uma malvada feiticeira lança sobre a menina uma poderosa maldição. Para tentar libertar a moça do feitiço, surge um valente príncipe que vem tocando uma potente cadeira de rodas.







Resumo do Livro


O jovem Aladown é um valente rapaz que tem Síndrome de Down. Um dia, ele encontra uma lâmpada mágica e passa a contar com a ajuda de um poderoso gênio para viver grandes aventuras.
 







Resumo do Livro


Alice é uma menina autista que vai parar no País da Inclusão, um lugar onde todos possuem livre acesso e onde o preconceito a pessoas com deficiência não tem vez.
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada sete pessoas no planeta apresenta algum tipo de deficiência física, sensorial ou intelectual. Além de lidar com as limitações que essas deficiências impõem, elas também precisam conviver com a falta de informação e com o preconceito vigentes na nossa sociedade.

Mesmo vivendo numa época onde termos como ¨Inclusão¨, ¨Acessibilidade¨e ¨Desenho Universal¨estão em voga, percebe-se ainda uma grande resistência por parte das pessoas em tratar com as diferenças.

 http://www.imaginancia.com.br/a_colecao.php

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