A IMPORTÂNCIA DO
BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO
SURDO: A TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Resumo: A língua como outras formas de
presença humana, tem uma representatividade em nossa existência, tudo que dela se reflete como aquilo que ela é,
seja na sua forma escrita, gestual ou verbal possui um sentido, pois pertence a um grupo usuário. Sendo assim,
ela precisa ser aplicada diariamente entre seus pares e os surdos, grupo linguisticamente minoritário, não vive
isoladamente. Nestas condições, a carência de se comunicar com os ouvintes cria novas necessidades e possibilita o
desenvolvimento humano. Dominar a língua materna e se apropriar da língua portuguesa escrita, se
tornou prioridade para os surdos, portanto, sob esta perspectiva, a teoria Histórico-Cultural destaca alguns
encaminhamentos que são significativos para compreender a importância da educação bilíngue para os surdos,
tanto nos aspectos de comunicação quanto na aquisição dos conhecimentos historicamente produzidos pela
humanidade, oportunizando assim, o desenvolvimento das funções
psíquicas superiores. O artigo, portanto, versa sobre a proposta bilíngüe de
ensino para os surdos tendo como aporte
teórico, estudos da escola de Vigotsky.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.