RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 1 de novembro de 2025

IFSul Sapiranga empossa novo Diretor-Geral, o Prof. Valter Lenine Fernandes

 


Primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Rio Grande do Sul assume a gestão do Câmpus Sapiranga

Na última quarta-feira, 29 de outubro, o Câmpus Sapiranga do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizou a solenidade de ratificação da posse do novo Diretor-Geral, professor Valter Lenine Fernandes, e de sua equipe de gestão. O evento marcou um momento histórico: Valter é o primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Estado do Rio Grande do Sul.

A cerimônia foi presidida pelo reitor do IFSul, professor Carlos Correa, e contou com a presença de 49 autoridades e lideranças regionais. Compuseram a mesa de autoridades o reitor Carlos Correa; a ex-diretora-geral do câmpus Sapiranga, professora Marta Tessmann; o novo diretor-geral, professor Valter Lenine Fernandes; a deputada estadual Sofia Cavedon, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS; a supervisora pedagógica Daniara Naissenger, representando a prefeita municipal de Sapiranga; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcos Rijo; o chefe do Departamento de Administração e Planejamento, professor Eduardo Schmidt Fernandes dos Santos; e a estudante Isabel Arnold, do curso técnico em Planejamento e Controle da Produção (EJA-EPT).

Entre as lideranças presentes na tribuna de autoridades, destacaram-se o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e o vice-prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca.

Durante a abertura, o novo diretor-geral recebeu homenagens por meio de vídeos enviados pelo deputado federal Paulo Pimenta e pelo senador da República Paulo Paim, ambos ressaltando a importância de sua trajetória e de sua representatividade na educação pública.

Em seu discurso de posse, Valter destacou seu compromisso com uma gestão democrática e inclusiva:

“Assumo a gestão com o compromisso de ser incansável na defesa da educação pública, inclusiva e transformadora, colocando sempre o ser humano no centro de nossas decisões. Que possamos, juntos, escrever uma história de esperança e de futuro para o Câmpus Sapiranga, para o IFSul e para o Brasil, sob o lema: ‘Nada sobre nós sem nós’.”

O evento foi encerrado com uma fala emocionada da estudante Isabel Arnold, que celebrou a eleição do novo diretor com palavras de afeto e resistência:

“Hoje celebramos uma conquista: conseguimos eleger o Valter!”, afirmou, antes de encerrar seu discurso citando trechos da música Tente Outra Vez, de Raul Seixas:
“Não diga que a canção está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida... Tente outra vez... (...) Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo.”

Eleito em abril deste ano por maioria de votos nos três segmentos da comunidade acadêmica — discentes, técnicos e docentes —, o professor Valter Lenine Fernandes cumprirá mandato de quatro anos (2025–2029) à frente do Câmpus Sapiranga.

FONTE:

https://www.sapiranga.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/1238-ifsul-sapiranga-empossa-novo-diretor-geral-o-prof-valter-lenine-fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.