RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 4 de novembro de 2025

DPE-TO recomenda que Estado implante Central de Intérpretes de Libras

 


Segundo os Núcleos da DPE-TO, a ausência de intérpretes é uma barreira que viola a dignidade do cidadão e a integralidade do cuidado.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas e o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), expediu uma Recomendação ao Estado requerendo a implantação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as pessoas surdas e guias-intérpretes para surdocegos, buscando assegurar o acesso aos serviços e políticas públicas por essa parcela da população.

Segundo os Núcleos da DPE-TO, a ausência de intérpretes é uma barreira que viola a dignidade do cidadão e a integralidade do cuidado. “Direito fundamental à saúde, à comunicação e à cidadania da população com deficiência auditiva e surdo-cega no Estado do Tocantins.”

Medidas

A Recomendação sugere a elaboração e o encaminhamento de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Tocantins alterando a Lei Estadual nº 4.466/2024, definindo, por exemplo, qual órgão gestor ficaria responsável pela coordenação implantação e execução da Central; a autorização de abertura de crédito adicional, a fim de viabilizar a implantação imediata da política pública; e busca assegurar a inclusão permanente das despesas de manutenção da Central nas próximas Leis Orçamentárias Anuais (LOA), garantindo a continuidade e sustentabilidade financeira do serviço.

Grupo de Trabalho Intersetorial

Enquanto se tramita a regulamentação, a Defensoria Pública orienta que seja instituído um Grupo de Trabalho Intersetorial, com a participação de representantes da sociedade civil, da comunidade surda e surdocega e da Defensoria Pública do Estado, para acompanhar a implementação das medidas e garantir que o serviço atenda às reais necessidades de seus usuários, observando os princípios da transparência, acessibilidade e controle social.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/dpe-to-recomenda-que-estado-implante-central-de-interpretes-de-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.