A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) viveu um momento histórico e emocionante com a defesa da tese de Mirella Correia e Sá Cavalcanti, a primeira pessoa surda do Brasil a conquistar o título de doutora em Direito. A defesa foi acompanhada por familiares, amigos e colegas, muitos deles integrantes da comunidade surda.
Mirella apresentou sua tese em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o apoio de duas intérpretes. Sob orientação do Prof. Sérgio Torres Teixeira e coorientação da Profª Flora Oliveira da Costa, a pesquisadora defendeu a tese intitulada Acesso à Justiça: Um Estudo dos Obstáculos Enfrentados pela Comunidade Surda. O trabalho faz uma revisão crítica dos principais documentos jurídico-normativos que garantem o direito de acesso à Justiça às pessoas surdas usuárias de Libras e realiza um exame empírico das barreiras enfrentadas por essa população no sistema judiciário brasileiro.
Surda oralizada, Mirella percorreu toda a sua trajetória acadêmica na Unicap: graduação, mestrado e doutorado. “A Unicap foi fundamental na minha caminhada. Encontrei professores que acreditaram em mim, e a Universidade aprendeu comigo também. Foi uma construção conjunta de acessibilidade. Eu sempre lutei para que meus direitos fossem respeitados, e a Unicap respondeu, garantindo o suporte que eu precisava”, contou. Além da conquista acadêmica inédita, Mirella também celebra outra realização recente: foi aprovada como professora substituta de Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
FONTE:
https://jesuitasbrasil.org.br/unicap-forma-a-primeira-pessoa-surda-doutora-em-direito-no-brasil/


Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.