RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 19 de janeiro de 2025

GT orientará Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos

 


Criado pelo MEC, o grupo visa fazer contribuições específicas relacionadas a oferta, fortalecimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas para essa modalidade de ensino

O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — criou o Grupo de Trabalho (GT) da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos, no âmbito da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (Cnebs), mediante a Resolução nº 13/2024. 

O grupo terá caráter consultivo e ficará responsável por fazer contribuições específicas relacionadas a oferta, fortalecimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à educação bilíngue de surdos. O GT será dividido em seis eixos, sendo eles: governança; sistema de ensino; ensino e aprendizagem dos estudantes; currículo e material didático-pedagógico; formação de professores e profissionais da educação; e diagnóstico e monitoramento. 

“A medida é um marco significativo na longa luta das comunidades surdas no BrasilA valorização da língua brasileira de sinais [Libras] e do português como línguas de instrução para esse público representa a concretização de um novo horizonte, especialmente após a aprovação da modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases [LDB] em 2021”, afirma a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Patrícia Rezende-Curione. Segundo ela, a iniciativa evidencia o compromisso do Ministério da Educação com a equidade e a inclusão das comunidades surdas no sistema educacional brasileiro. 

O GT terá foco na articulação de diferentes esferas governamentais e entidades educacionais para desenvolver e aprimorar práticas e recursos pedagógicos que considerem as necessidades específicas dos estudantes surdos, bem como promovam um sistema educacional mais justo e acessível. 

grupo será composto por representantes de diversas entidades e setores relacionados à educação e inclusão da comunidade surda. Sua composição inclui 12 membros da Cnebs, entre titulares e suplentes; além de representantes de secretarias dMEC; do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Palhoça Bilíngue. 

Em um prazo de 180 dias, contados a partir da primeira reunião do GT, os membros deverão concluir as atividades definidas em um plano de trabalho, com possibilidade de prorrogação. Os produtos resultantes serão encaminhados ao MEC para análise, permitindo a consolidação de diretrizes que possam nortear futuras políticas públicas. 

 FONTE:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/gt-orientara-politica-nacional-de-educacao-bilingue-de-surdos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.