RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 19 de janeiro de 2025

Discussão sobre Política de Educação Bilíngue de Surdos avança

 


Debate ocorreu no âmbito do grupo de trabalho que visa implementar a PNEBS. Intuito foi discutir oferta, fortalecimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à educação bilíngue de surdos

Ministério da Educação (MEC) realizou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a primeira reunião do ano com o grupo de trabalho (GT) que discute a implementação da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (PNEBS), no âmbito da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS). A reunião foi promovida por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). 

O grupo tem caráter consultivo e é responsável por fazer contribuições específicas relacionadas a oferta, fortalecimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à educação bilíngue de surdos 

Organizado pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) da Secadi, o encontro virtual contou com representantes de órgãos, ministérios e entidades; dos movimentos surdos nacional, estadual e local; dos fóruns de educação; de organizações não governamentais; bem como com especialistas possuidores de notório saber na educação bilíngue de surdos. 

Patrícia Rezende, coordenadora do GT e presidente suplente da CNEBS, destacou que “o encontro corrobora a oferta de uma educação bilíngue de surdos de qualidade, com enfoque na Libras [Língua Brasileira de Sinais] como língua de instrução, comunicação, interação e ensino aos estudantes público-alvo da educação bilíngue de surdos, em consonância com as políticas públicas formuladas e implementadas pelo MEC”. 

O GT da PNEBS foi estruturado em seis eixos: coordenação federativa e governança executiva; diretrizes; currículo e material didático-pedagógico; produção de conhecimento e monitoramento; formação; e valorização, reconhecimento e disseminação de práticas exitosas. Os eixos foram escolhidos na última reunião da CNEBS, realizada em novembro de 2024.  

Nessa reunião, foram repassados alguns informes, como o prazo de conclusão das atividades (180 dias a contar da data inicial de começo dos trabalhos), além de apresentado o Plano de Trabalho (PTA) aos relatores dos eixos.  

A implementação da PNEBS como uma política linguística é uma ação que se relaciona com as competências da Dipebs. De acordo com o Decreto nº 11.691/2023, cabe à diretoria: fomentar a criação de escolas bilíngues de surdos nos sistemas de ensino, com a oferta de educação integral em todas as etapas da educação básica; definir e implementar ações de apoio didático, técnico e financeiro ao ensino bilíngue de surdos, surdos-cegos e deficientes auditivos; e promover ações para a formação inicial e continuada de profissionais da educação bilíngue de surdos 

Outras atribuições estabelecidas são: planejar e executar ações de apoio aos centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para formação educacional; elaborar materiais didáticos bilíngues e interagir com a família; promover a transversalidade na educação bilíngue, assegurando o pleno desenvolvimento linguístico-cognitivo e a aprendizagem significativa dos estudantes; formular e implementar políticas que favoreçam o acesso, a permanência e o êxito nos resultados das instituições de ensino bilíngue, com destaque para os aspectos cultural, artístico, esportivo e de saúde; e fomentar a realização de estudos e pesquisas referentes às experiências na área de educação bilíngue. 

CNEBS – Instituída pela Portaria nº 993/2023, a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos é formada por representantes do governo e da sociedade civil. O colegiado assessora o MEC na formulação e implementação da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos, bem como na execução das ações de educação voltadas às comunidades bilíngues de surdos, surdos-cegos, pessoas com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.  

FONTE:

https://www.librasol.com.br/discussao-sobre-politica-de-educacao-bilingue-de-surdos-avanca/

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