RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 27 de março de 2024

Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para debater sobre a Educação Bilíngue de Surdos.

 


Hoje tivemos uma Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para debater sobre a Educação Bilíngue de Surdos.
Marisa Lima, coordenadora-geral representando DIPEBS/SECADI/MEC compôs a mesa desta audiência na qual apresentou as ações, programas e políticas desenvolvidas nesta gestão que visa garantir a educação de qualidade, acesso ao conhecimento e permanência do público-alvo da Educação Bilíngue de Surdos que já consta no centro da agenda da Equidade da SECADI.
Na conclusão das falas da audiência, a coordenadora Marisa Lima, afirma que a SECADI/MEC, por meio do Decreto 11.342/2023, já tem em suas políticas o compromisso de fortalecimento da Educação Bilíngue de Surdos e ainda reforçou que a SECADI/MEC através da DIPEBS está à disposição a demais interessados para discutir e aprofundar os temas debatidos na audiência de hoje.

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/72073

FONTE:
https://www.instagram.com/p/C4_z7HQpmTl/?igsh=eDU4NTZyNnV3dTJp

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