RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 18 de março de 2024

Prefeito Celso Góes inaugura primeira escola municipal bilíngue de instrução em Libras

 


A instituição é a primeira do Paraná e representa um marco para a educação. A Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras,  professora Jaqueline Fontoura Santos, vai possibilitar o ensino qualificado de Língua Brasileira de Sinais e a inclusão de alunos com deficiência auditiva.

Garantindo o acesso à educação de qualidade para todos os alunos da rede, na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a inauguração da Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Librasprofessora Jaqueline Fontoura Santos. A instituição é um marco para a educação do Município, e um modelo para todo o Estado. Esta é a primeira unidade municipal bilíngue de instrução em Libras do Paraná.

Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras é uma unidade de ensino regular e segue as diretrizes curriculares do Município. Entretanto, todo o conteúdo que é ensinado na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é um componente curricular diversificado e é aplicado com a Língua Portuguesa escrita. Fazendo refeições, recreio e algumas oficinas juntos, os estudantes também têm momentos de socialização com os alunos ouvintes típicos da escola vizinha.

O evento contou com a participação de pais, alunos, servidores da educação, entidades legislativas e administrativas, e demais profissionais. O diretor executivo do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, também estava presente e parabenizou a instauração da instituição bilíngue.

Libras é uma língua reconhecida oficialmente com sua gramática e estrutura próprias. Portanto, é fundamental garantir o acesso a uma educação que promova o uso da linguagem e assegura o pleno desenvolvimento e a igualdade de oportunidades. Segundo a assessora pedagógica da SME, psicóloga e idealizadora da instituição, Katiane Pawlas Marconato, a escola bilíngue Professora Jaqueline Fontoura Santos é fruto da luta da comunidade e do compromisso com a equidade e o respeito.
O nome da escola homenageia a professora Jaqueline Fontoura Santos, que dedicou mais de 30 anos de sua vida ao ensino, inclusão e envolvimento com a comunidade surda. Ela morreu no dia 29 de novembro de 2023. Além de ter atuado na Escola Municipal São José, a professora prestou um papel crucial na abertura e implantação do Programa de Escolaridade Regular com Atendimento Especializado (PERAE).
Atendendo a 20 crianças, a unidade funciona em período integral, com as aulas no período da manhã e oficinas diversas no período da tarde. A instituição presta suporte a alunos desde a educação infantil (Infantil 4 e 5) até o ensino fundamental (5° ano). O espaço conta com 200 metros quadrados de área construída, com salas de aulas, sala de recurso multifuncional, secretaria, direção, sala dos professores, banheiros infantis masculinos e femininos, e dois banheiros para a equipe pedagógica. Além de dispor de um almoxarifado e estúdio de gravação.

Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Librasprofessora Jaqueline Fontoura Santos, é anexa à Escola Municipal Iná Ribas Carli, no bairro Industrial. Entretanto, possui uma entrada independente dos demais blocos da escola, na Rua Ozório Alves da Rocha Taques, s/n.

As matrículas são preferencialmente para alunos surdos, com perda auditiva, e ouvintes típicos que são filhos de pais surdos. No entanto, por se tratar de uma escola de educação básica, havendo vagas, qualquer criança em idade escolar pode ser matriculada.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/prefeito-celso-goes-inaugura-primeira-escola-municipal-bilingue-de-instrucao-em-libras/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.