RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 7 de março de 2024

Alunos surdos buscam apoio da Justiça no MP devido à falta de intérpretes de Libras nas escolas estaduais

 


Alunos surdos matriculados nas escolas da rede estadual do município de Vilhena estão enfrentando dificuldades desde o início do ano letivo de 2024.

ausência de tradutores e intérpretes de Libras está comprometendo seriamente seu acesso à educação e seus direitos estão sendo violados.

Desde o início do ano letivo, os alunos surdos têm comparecido regularmente às escolas, porém, sem a presença de profissionais capacitados em Libras, eles não estão conseguindo acompanhar as disciplinas e os conteúdos ministrados.

A falta de intérpretes de Libras está resultando em uma clara disparidade no acesso à educação, privando os alunos surdos de uma participação igualitária nas atividades escolares. Essa situação não apenas prejudica o desenvolvimento educacional desses alunos, mas também compromete seu bem-estar emocional e social.

Diante desses desafios, os alunos surdos decidiram buscar apoio junto ao Ministério Público, solicitando a intervenção da Justiça para garantir a imediata contratação de intérpretes de Libras em suas escolas. Eles alegam que o direito à educação inclusiva está sendo negado e que medidas urgentes são necessárias para corrigir essa injustiça.

Segundo a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, e o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei, é assegurado o direito das pessoas surdas à presença de intérpretes de Libras em todos os espaços educacionais. Além também de outras como a Lei de inclusão de 2015 que aponta mais direitos ainda ao povo surdo. E também a lei estadual do ano passado do próprio governador do estado de Rondônia Reconhecendo a LIBRAS.

É importante neste momento que as autoridades competentes ajam rapidamente para resolver essa questão e assegurar que os alunos surdos de Vilhena tenham acesso adequado à educação. A presença de intérpretes de Libras é essencial para garantir a inclusão e o sucesso acadêmico desses estudantes, e sua ausência não pode ser tolerada. A justiça deve ser feita para que todos os alunos tenham oportunidades iguais.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/alunos-surdos-buscam-apoio-da-justica-no-mp-devido-a-falta-de-interpretes-de-libras-nas-escolas-estaduais/


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