RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Narrativas do Silêncio abre inscrições para Oficina de Poesia Surda

 


As inscrições para a Oficina de Poesia Surda do Projeto “Narrativas do Silêncio” já estão abertas. A atividade será realizada nos dias 9, 10 e 11 de agosto, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Natal Central), no período das 16 às 19 horas.

solicitação de inscrição deve ser feita presencialmente nas sedes da ASNAT, CAS e SUVAG, em Natal, ou da ASP, em Parnamirim. As vagas serão ocupadas por ordem de matrícula.

A oficina será ministrada pela professora e tradutora de Língua Brasileira de Sinais – Libras, Tamara Silva. Formada em Letras-Libras pela UFPB em 2015, ela também é conhecida no meio artístico como Kizy. Além de atuar como atriz, poetisa, narradora, slammer e VV (visual vernacular), Tamara Silva é vice-diretora do “Slam do 9”, um canal de YouTube que reúne artistas nordestinos com a missão de difundir a literatura e a poesia surda.

A metodologia a ser trabalhada por Tamara Silva durante a realização da oficina apoia-se na utilização de sinais e de classificadores em Libras, modulados ou reconfigurados pelo uso da expressão facial e de movimentos corporais. O emprego articulado desses recursos busca ampliar a capacidade de expressão poética da pessoa surda, favorecendo a criação autoral, além de tornar os conteúdos produzidos mais acessíveis a todos os públicos.

Produtos
Tal como as oficinas realizadas anteriormente (fotografia e teatro), a oficina de poesia promovida pelo Projeto “Narrativas do Silêncio” deverá gerar um produto artístico-cultural em que os participantes sejam protagonistas. Para as duas primeiras atividades estão previstas a realização de uma exposição fotográfica e a montagem/encenação de um espetáculo teatral acessível a surdos e ouvintes. Já a oficina de poesia surda terá como desdobramento a promoção de um sarau bilíngue, agendado para setembro.

Apoio
Lançado em 2015, com atividades suspensas durante o período da pandemia da COVID-19, “Narrativas do Silêncio” chega à sua quinta edição. Para viabilizar a temporada 2023, o projeto conta com os patrocínios do Governo do Estado do RN e da Ster Bom viabilizados pela Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. A realização da oficina de poesia, programada para os dias 9, 10 e 11/08, conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Inscrições para a Oficina de Poesia Surda
Associação dos Surdos de Natal (ASNAT): Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta.
SUVAG – Centro de Saúde Auditiva: Av. Lima e Silva, 966 – Nossa Senhora de Nazaré.
Centro de Atendimento ao Surdo (CAS): Rua dos Paiatis, 2004 – Quintas.
Associação dos Surdos de Parnamirim (ASP): Rua Gov. Juvenal Lamartine, 72 – Boa Esperança.

FONTE: https://www.librasol.com.br/narrativas-do-silencio-abre-inscricoes-para-oficina-de-poesia-surda/?fbclid=IwAR2UP69BJ6nmutAWwpZ7x8mhwQRYueV11ESzc5w7SLptjmYsvWkpXhWk9xA#google_vignette


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.