RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Oficina aborda Língua Portuguesa para a comunidade surda

 


Contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a Língua Portuguesa de forma prática, criativa e mediada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

BAHIA – Esse é o intuito da oficina Português para Surdos da Uesb, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, em Jequié.

A atividade é direcionada a pessoas surdas, usuárias da Libras, do município e região. Para participar, é necessário realizar a inscrição, até o dia 20 de agosto, por meio de um formulário on-line. Estão sendo ofertadas 15 vagas. A oficina acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco (Ceep), localizado na rua 15 de novembro, s/n, bairro Campo do América.

Sobre a ação – A Língua Portuguesa é caracterizada como segunda língua para pessoas surdas, usuárias da língua de sinais. Dessa forma, a sua metodologia de ensino deve ser na modalidade escrita, mediada pela Libras. O curso é uma forma de oportunizar que pessoas surdas tenham acesso a essa língua, suprindo uma carência de cursos nessa área e a necessidade de comunicação cotidiana.

A iniciativa é uma ação do projeto de extensão “Pontes: dirimindo barreiras e construindo acessos por meio da comunicação”, coordenado pelas professoras Émile Assis e Marina Helena Chaves, em colaboração com as docentes Léia Silva e Thamires Sampaio.

FONTE: https://www.librasol.com.br/oficina-aborda-lingua-portuguesa-para-a-comunidade-surda/?fbclid=IwAR1DD7VdkYv3TnIzBbJa7_kjuhx3hazt6iCyZYjzDp8l2Sqd44kcAyqbI3Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.