RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

CESAR e Lenovo criam tradutor simultâneo de língua de sinais baseado em IA

 


Foram 5 anos de desenvolvimento do projeto, que contou com um financiamento superior a US$ 4 milhões

Segundo o IBGE, mais de 2,3 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva profunda e enfrentam dificuldades diárias de comunicação em espaços públicos, usando tanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa. No mundo, são mais de 430 milhões de pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva.

Tais desafios motivaram a Lenovo e o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), a criarem uma tecnologia proprietária de IA capaz de identificar visualmente e contextualizar gestos individuais através de um conjunto de dados de milhares de vídeos de Língua Brasileira de Sinais. Foram 5 anos de desenvolvimento do projeto, que contou com um financiamento de US$ 4 milhões por parte da Lenovo.

A ideia é que a solução permita que pessoas com deficiência auditiva façam sinais para a câmera de um dispositivo enquanto um algoritmo realiza a tradução simultânea em texto, em português. A tecnologia também pode ser utilizada para ensinar a linguagem de sinais a pessoas ouvintes, já que é possível usar imagens computacionais para rastrear a precisão dos gestos em relação ao banco de dados personalizado em construção.

Assim, em vez de tentar traduzir sinal por sinal, a inteligência artificial e o banco de dados em desenvolvimento estão aprendendo a reconhecer posições das mãos, extrapolando dados das curvas das mãos e, principalmente, dos pontos de articulação digital dos ossos do sinalizador. Uma vez que o algoritmo pode reconhecer e processar esses movimentos e gestos rapidamente e com precisão, é possível reconhecer o fluxo de uma frase e traduzi-la para texto.

“No CESAR nós somos especialistas em aprender. Nesse projeto, aprendemos a quebrar o problema, de uma forma que a gente consegue entendê-lo, resolver e entregar valor ao longo de todo o trajeto. O importante é gerar passos intermediários e aprender com experimentação em ciclos cada vez menores, tanto sobre o público quanto sobre a tecnologia. É importante vislumbrar o próximo passo, não o topo da montanha”, diz Willian Grillo, designer de interação do CESAR, em nota.

Próximos passos do projeto
Até agora, todos os testes e treinamento de algoritmo relacionados foram realizados dentro da Lenovo e do CESAR, e vários colaboradores com deficiência auditiva de ambas as equipes contribuíram para o projeto como treinadores, testadores e participantes de grupos focais. O modelo de tradução ao vivo funcionará não apenas com a Língua Brasileira de Sinais, como poderá ser estendido para outras línguas de sinais ao redor do mundo.

O próximo passo é escalar o projeto além dos testes internos. Bilhões de pontos de dados adicionais serão necessários para atingir o objetivo desejado de lançar uma interface de tradução de língua de sinais em tempo real.

Na busca por uma escala mais rápida e desenvolvimento de um MVP, a Lenovo está adaptando essas novas soluções de tradução para verticais específicas, incluindo bancos e varejo, com o objetivo de implementá-las no mundo real em 2024.

FONTE: https://www.librasol.com.br/cesar-e-lenovo-criam-tradutor-simultaneo-de-lingua-de-sinais-baseado-em-ia/?fbclid=IwAR3449-gY1_cH6kkGBt8N32KfkC4PKcaWG5-vDPUejA3iBixa7t-xuRMA7o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.