RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Pessoas surdas que sofreram violência podem fazer denúncias em Libras

 


Com o intuito de assegurar à população surda ou com deficiência auditiva a oportunidade de registrar denúncias de violações de direitos humanos, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) dispõe de atendimento humanizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de videochamada. A função está disponível no portal da ONDH e no aplicativo Direitos Humanos Brasil. As pessoas surdas que não são usuários da Libras podem efetuar denúncias por mensagens de texto, enviadas para o Whatsapp (61) 99656-5008 e para o Telegram “DireitosHumanosBrasil”.

Aplicativos para acesso a direitos humanos estão disponíveis em plataforma virtual

Cadastro Inclusão facilita acesso de pessoas com deficiência a políticas públicas

Vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a Ouvidoria oferece atendimento com acessibilidade buscando assegurar às pessoas surdas, que se comunicam por Libras, a igualdade de condições ao acesso à informação e à compreensão, sem barreiras na comunicação, como prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

Todos os intérpretes de Libras que prestam os atendimentos nos canais receberam treinamento por meio de oficina oferecida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MMFDH). Os profissionais estão capacitados para lidar com situações de violação de direitos humanos. 

Como denunciar em Libras

Acesse o site da ONDH ou o aplicativo Direitos Humanos Brasil, depois clique na opção videochamada em Libras e em seguida no botão “continuar”. Nesse momento, você fará um teste para comprovar que é usuário de Libras e, sendo aprovado, o atendimento por videochamada é automaticamente liberado.

É válido ressaltar que a opção de denúncia por videochamada é exclusiva para atendimento em Libras. Ao clicar em “continuar”, o cidadão declara que é pessoa surda ou com deficiência auditiva. A declaração falsa pode acarretar em penalidades previstas em Lei.

 Dados do Disque 100 e Ligue 180 continuam disponíveis no defeso eleitoral 

Acesse o Painel de Dados da Ouvidoria 

FONTE: https://www.douradosagora.com.br/2022/08/05/pessoas-surdas-que-sofreram-violencia-podem-fazer-denuncias-em-libras/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.