Algumas semanas atrás, a família comoveu as redes sociais com um vídeo que mostra Bruno se surpreendendo ao ‘sentir’ as cordas vocais da filha. O momento emocionou Roberta, que foi às lágrimas.
“Antes do vídeo, eu falei pra ela: ‘Vou sentir como a Ester ri, coloquei a mão próximo às cordas vocais e me surpreendi. Quando estou bem pertinho dela eu consigo ouvir um pouco, mas eu queria sentir. Daí percebi que a Roberta começou a chorar, mas não tinha entendido”, contou o papai coruja, que mora em Araucária (PR), em entrevista ao Razões.
“Eu antes me via como pai e pensava que não importava se fosse surdo ou ouvinte, não teria problema, mas que desse para se comunicar e que eu me sentiria feliz. Hoje me vejo muito feliz com o jeito dela, com as expressões da Ester. Eu sou um pai muito feliz com a minha filha”, completou.
Bruno e Roberta sabem que quando a filha estiver maior, saberá naturalmente se comunicar com o pai através de expressões e através de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – que a criança já aprende desde pequena.
Construção da família
A mãe de Ester conta que quando conheceu o esposo, não sabia Libras. No entanto, Bruno sabia fazer leitura labial, o que facilitava bastante a comunicação.
No primeiro encontro, ele a chamou para passear, e o papo fluiu. “A gente se virava na comunicação”, lembra Roberta. Aos poucos, o relacionamento foi engatinhando até eles engatarem o namoro e se casarem.
“Para ele saber se aconteceu alguma coisa comigo no andar de cima ou saber se a Ester está chorando, adaptamos nossa casa”, disse a mãe, que conta com a ajuda da Alexa, que, por comando de voz, ativa as luzes de LED espalhadas pela casa.
“Eu sinto que minha família representa união e viver sempre em harmonia, sempre pensando em incluir uns aos outros, inclusive nossos animais, como a Moana, que também é surda, e o Bidu, que tem heterocromia (olhos com cores diferentes)”, disse Roberta.
“Também lembro do meu sobrinho, que tem lábio leporino e fenda palatal. Então família pra mim é isso: união, diversidade e inclusão. E no caso, nós 3 – eu, minha filha e meu marido, é o meu porto seguro”, completou.
História linda de uma família maravilhosa!!!
FONTE: https://www.librasol.com.br/mae-e-ouvinte-pai-e-surdo-e-a-filha-que-vai-crescer-sabendo-libras/?fbclid=IwAR1vchapRLLI2PWI5tVJUTZIFG64q3gdnIrO1VmJjhZavLXcBdNJGUVmUug
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.