RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 21 de agosto de 2021

Juazeiro do Norte terá a primeira escola pública bilíngue para surdos do Cariri

 


Cerca de 180 alunos com deficiência auditiva poderão ser beneficiados com o equipamento, que pretende iniciar as atividades em 2022.

O município de Juazeiro do Norte, a 489 km de Fortaleza, implantará a primeira escola pública bilíngue para surdos na região do Cariri. O equipamento está sendo articulado pela Secretaria de Educação do município (Seduc) juntamente com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão é que cerca de 180 alunos com deficiência auditiva possam ser beneficiados com o equipamento, que pretende iniciar as atividades em 2022.

A escola funcionará com a modalidade de educação infantil, com o 4º e 5º ano, além do ensino fundamental, nos anos iniciais, de 1º ao 5º ano. A escola deverá contar com três salas de aula, com até seis turmas, manhã e tarde, contendo em média 30 alunos por sala. Atualmente, Juazeiro do Norte tem cerca de 25 alunos matriculados na rede municipal de ensino, que são pessoas com deficiência auditiva. A intenção do município é abranger um número muito maior de alunos para a sala de aula, uma vez que a escola será destinada única e exclusivamente ao público com deficiência.

De acordo com a assessora técnica da Seduc, Lucélia Sampaio, em entrevista à Rádio CBN Cariri, todo o material burocrático para a implementação da escola está sendo verificado para atender os requisitos solicitados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Nós estamos fazendo a inspeção de todos os requisitos das certidões necessárias o equipamento e do projeto orçamentário. Envolvemos o setor pedagógico, jurídico e os engenheiros que trabalham com a rede física e estamos prontos para a inserção no sistema do MEC para receber a escola de educação bilíngue’’, disse Sampaio, em entrevista ao jornalista Farias Júnior.

No processo pedagógico, Lucélia informa que a escola trabalhará com a Língua Brasileira de Sinais (Libra) e o Português. “Para pessoas surdas, a língua materna é o libra, o português é a segunda língua. Na escola de educação bilíngue, o aluno surdo vai desenvolver sua identidade própria, como sujeito surdo, como pessoa capaz, criativo e independente. A escola bilíngue para surdos irá permitir que ele conviva com seus pares e que possa desenvolver sua identidade”, explica.

 A previsão é que a escola seja entregue no ano letivo de 2022. A assessora da Seduc informou que após inserir toda essa documentação no sistema do Ministério da Educação, haverá uma avaliação do FNDE para, enfim, disponibilizar os recursos para reforma e equipamentos necessários para essa escola. Ao longo dos próximos quatro meses de 2021, a Secretaria de Educação prevê viabilizar todo esse processo burocrático para a implementação do equipamento no município.

FONTE: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2021/08/12/juazeiro-do-norte-tera-a-primeira-escola-publica-bilingue-para-surdos-do-cariri.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.