RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Cartilha online da UFPB orienta professores no acolhimento aos estudantes surdos




A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), lançou uma cartilha online de orientação para docentes sobre como receber os estudantes surdos ao longo do período letivo. A cartilha foi organizada pela Profa. Cláudia Galvão, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB, e as estudantes de Terapia Ocupacional e estagiárias do CIA, Samara Oliveira e Shermilla Leite.

São encontrados na cartilha esclarecimentos gerais a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma avaliação sobre a necessidade do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Português (Tilsp) em sala de aula, orientações acerca das aulas remotas, dados legais no que se refere a pessoa com deficiência (PcD) e um manual de como adaptar o processo de avaliação nas disciplinas.

Samara Lima afirmou que o objetivo, dentro do processo de criação de conteúdo, era trazer um material com orientações simples e diretas, mas respaldadas em um embasamento teórico. “Nós tivemos uma conversa com a Tradutora e Intérprete de Libras e Português, Rosenice Lima. Ela nos relatou as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos nesse período remoto com problemas de acessibilidade. Identificamos, dessa forma, a necessidade de um material acerca do assunto e decidimos que a cartilha seria uma boa estratégia”, explicou.

Entre as recomendações, o texto destaca que o professor deve exercer com o estudante surdo o mesmo papel que desempenha com os estudantes ouvintes, levando em consideração as necessidades educacionais especiais que ele apresenta. A cartilha reforça a importância da linguagem visual, pontuando o uso de mapas mentais, imagens, esquemas, fluxogramas, gráficos e o mínimo de texto na língua portuguesa possível.

O coordenador do CIA, Rafael Melo, reforçou a função de inclusão que a cartilha representa. “O intuito é dar acesso ao que é de direito: a educação. Queremos que os alunos surdos tenham o maior acesso possível aos professores e ao conteúdo ministrado por eles. Então, é necessário que os docentes organizem suas aulas, adaptem suas metodologias e busquem mais ferramentas e recursos para serem utilizados nesse período remoto”, destacou.

A cartilha online está disponível para download através do link encontrado no site do CIA.

FONTE: http://plone.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/cartilha-online-da-ufpb-orienta-professores-no-acolhimento-aos-estudantes-surdos?fbclid=IwAR3_FoHUYrgdj1V3KJQMixYpA1CXPrFDgeF1J2iW8e1MguIz7cq3OXIbSik



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.