RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Em Caruaru, programação do São João conta com interpretação em Libras

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é referência nacional quando o assunto é inclusão social nos festejos juninos. Durante este período o projeto ‘São João com Inclusão’ traz shows nacionais com a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), especialmente para o público surdo do pátio de eventos Luiz Gonzaga, principal polo de animação da festa.

Nos finais de semana de Junho o local chega a receber até 100 mil pessoas em geral de todas as partes do Brasil. De acordo com o professor e intérprete de Libras do São João de Caruaru, Álvaro Ferreira, o projeto permite que a Comunidade Surda tenha completa compreensão de um show para garantir lazer e felicidade de quem frequenta o espaço.
Ainda segundo ele, o projeto tem a proposta de colaborar com a consciência social para o público em geral, que não possui a surdez, mas que pode se sensibilizar ao observar as interpretações nos telões do evento.
Hoje no Brasil há mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ‘São João com Inclusão’ eleva a autoestima de uma população que quase nunca é percebida.
Desde 2013 o intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, é responsável pela interpretação dos shows em Libras do São João de Caruaru. Para isso é preciso de muita dedicação, amor e conhecimento para se comunicar com os surdos que participam da festa. Não basta apenas usar os sinais é necessário também se envolver com o ritmo da música.
Álvaro já fez interpretações de diversos artistas nacionais durante o São João de Caruaru, entre eles: Wesley Safadão; Jorge e Mateus; Elba Ramalho; Dorgival Dantas; Luan Santana; Zezé di Camargo e Luciano; Gustavo Lima; Gabriel Diniz; Bell Marques; Banda Magníficos; Geraldinho Lins entre outros.
A novidade deste ano do ‘São João com Inclusão’ é que a comunidade surda pode escolher o show que deseja ver em Libras no pátio de eventos, através do site: https://libras.caruaru.pe.gov.br/
Em 2015 Caruaru foi premiada nacionalmente na 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade”.

http://www.surdosol.com.br/em-caruaru-programacao-do-sao-joao-conta-com-interpretacao-em-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.