RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Formandos criam site com glossário de informática em Libras

No sábado (16), 11 alunos do curso técnico integrado em Informática despedem-se do Câmpus Chapecó do Institituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Após quatro anos de curso, eles receberão o certificado do Ensino Médio e do Técnico em Informática, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Chapecó.
Além do certificado, os jovens deixam um grande legado para o câmpus e para a comunidade: um site com um glossário de Libras com vocabulário específico da área de Informática.
O site já está no ar. Ele foi apresentado na última semana, durante a Oficina de Integração do curso, e envolveu, além dos alunos, professores, intérpretes de Libras do câmpus e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
ifsc-sinal-alunosA ideia nasceu na própria turma. “Nós precisávamos desenvolver um trabalho para a Oficina de Integração. Como um dos colegas é surdo e muitas vezes tivemos dificuldade para explicar algum termo específico da Informática para ele, pensamos em fazer algo para melhorar a nossa comunicação e ajudar futuros alunos”, conta a formanda Eduarda Camillo Tomazi.
Os estudantes do Módulo 8 dividiram-se em grupos e cada um ficou responsável por atividades distintas.
Entre elas, uma pesquisa interna com os professores, técnicos-administrativos e demais alunos para saber da real necessidade do site; e também o estudo e desenvolvimento da página e dos vídeos em Libras.
Todos os alunos envolveram-se na gravação. Cada um gravou em torno de seis vídeos em Libras com palavras como “teclado”, “compilar”, “blog” e “exportar”.
“Foi um grande aprendizado para a turma. Fiquei muito emocionado por ter visto todos os colegas engajados nas gravações e na concretização oficial do site”, comenta o aluno que inspirou a ideia, Kelvim Perreira Pinto.
O resultado do trabalho pode ser acessado no site: napnee.chapeco.ifsc.edu.br/sistema.

http://www.surdosol.com.br/formandos-criam-site-com-glossario-de-informatica-em-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.