RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Aula inaugural do semestre acadêmico terá tradução para Libras - UFBA


Ação visa inclusão do aluno com necessidades especiaisA aula inaugural do semestre acadêmico que será realizada nesta quarta-feira (13/01), às 18 horas, na Reitoria da UFBA, com transmissão ao vivio através do link http://aovivo.ufba.br/aulainaugural, terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A aula terá como tema "Epidemia de Microcefalia no Brasil" e será ministrada pelos pesquisadores Celina Maria Turchi Martelli, da Fiocruz de Pernambuco, e Ricardo Ximenes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
A tradução através da Libras permitirá que pessoas surdas ou com algum grau de surdez possam acompanhar o conteúdo da aula em tempo real, em uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Os interpretes são Ronaldo Freitas e Valney Silva, servidores técnico-administrativos da UFBA, com certificação nacional pelo Prolibras.
O NAPE foi criado para implementação de políticas de acessibilidade à educação superior de pessoas com Necessidades Especiais, prioritariamente aquelas com deficiência, em conformidade com as ações das Secretarias de Educação Especial e de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC. Entre as ações do setor estão o apoio à inclusão do aluno com Necessidades Especiais na universidade, em todos os espaços e contextos, e o assessoramento técnico-pedagógico aos professores e coordenadores de cursos da universidade.

https://www.ufba.br/noticias/aula-inaugural-do-semestre-acad%C3%AAmico-ter%C3%A1-tradu%C3%A7%C3%A3o-para-libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.