RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 5 de maio de 2013

Alunos do ensino superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos estão sem aulas por falta de intérpretes de Libras.

Domingo, 28/04/2013

Alunos do ensino superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos estão sem aulas por falta de intérpretes de Libras

Aprovados em concurso aberto no final do ano passado ainda não foram empossados. Aulas foram suspensas no dia 25 de abril.
Desde o último dia 25, alunos do ensino superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos estão com aulas suspensas, sem previsão para retorno. O motivo é a falta de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, problema que ocorre desde o início do ano, quando o contrato com uma empresa terceirizada que fornecia os profissionais foi suspenso. Em dezembro do ano passado, foi aberto um edital para a contratação de 28 intérpretes, entre outros profissionais. O resultado final com a lista dos aprovados foi divulgado no dia 20 de março pelo Instituto AOCP, organizador do concurso, mas até agora não há previsão para que os concursados sejam empossados. As aulas do ensino fundamental e médio não foram afetadas até o momento. De acordo com o coordenador geral da Associação dos Servidores do Ines, Adriano Carmelo, o ensino superior foi o mais atingido porque há alunos ouvintes nas turmas. Nelas, a presença de intérpretes de Libras é fundamental, pois não há condições de os professores ministrarem as aulas em português e na língua de sinais ao mesmo tempo. Segundo Carmelo, desde o início do semestre, alunos voluntários ajudam na tradução das aulas.
“Trabalhamos na educação superior com estudantes ouvintes e surdos. É praticamente impossível que o docente se comunique com os dois públicos com duas línguas de estruturas diferenciadas, então o intérprete é fundamental. Houve uma tentativa de superar esse problema a partir de um trabalho voluntário dos próprios estudantes, mas isso não tem sido muito eficiente”, explica o coordenador.
De acordo com Carmelo, uma reunião está marcada para a próxima quinta-feira entre diretoria e a associação de servidores com o objetivo de avaliar a continuidade do semestre, que terminaria somente em julho. O Ministério da Educação não foi encontrado para comentar o assunto.

Prédio do Ines em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Crédito: reprodução)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.