RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Bombeiros usam Central de Libras para se comunicar com vítima surda após atropelamento

 


Vítima foi atropelada na Barra Funda nesta quarta-feira (11). Por meio de videoconferência, os socorristas acessaram um intérprete de Libras em tempo real que faz parte do programa São Paulo São Libras.

Um vídeo enviado ao g1 e que circula nas redes sociais mostra o momento em que bombeiros usaram a Central de Libras da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) para se comunicar com uma vítima surda durante o atendimento de uma ocorrência de atropelamento na noite desta quarta-feira (11) em uma avenida na Barra Funda, Zona Oeste de SP

Conforme a pasta, a vítima, com deficiência auditiva, foi atingida nas pernas por um veículo ao sair do trabalho. A condição de surdez foi identificada durante a abordagem dos socorristas, com o apoio de uma colega, que realizou leitura labial e auxiliou na triagem.

Por meio de videoconferência, os socorristas acessaram um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real, possibilitando não apenas a comunicação efetiva, mas também ajudando a acalmar a vítima em um momento de extrema vulnerabilidade (veja vídeo aqui).

Ainda conforme a pasta, a cena demonstra, na prática, o impacto do programa São Paulo São Libras, lançado pelo governo estadual.

“Este vídeo representa exatamente o que sonhamos quando criamos o São Paulo São Libras: garantir que nenhuma pessoa surda fique desamparada em momento de necessidade. Ver nossos socorristas utilizando a Central de Libras para prestar um atendimento humanizado e eficiente comprova que estamos no caminho certo”, afirmou Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em nota divulgada.

E complementou: “A comunicação é um direito fundamental, e programas como este asseguram que a comunidade surda tenha acesso pleno aos serviços públicos, com dignidade e respeito”.

Como funciona?

O Programa São Paulo São Libras é uma iniciativa inédita criada pelo Governo de São Paulo para oferecer atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a pessoas surdas em órgãos estaduais que prestam serviços presenciais ao público.

O programa permite que servidores acionem intérpretes de Libras por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Desde seu lançamento, em 2023, até 2025, o programa já realizou mais de 20,2 mil atendimentos da Central de Libras 24 horas por dia.

A Central funciona por meio de videochamada e está disponível para diversos serviços públicos estaduais, incluindo atendimentos de emergência, saúde, segurança pública e serviços administrativos.

O objetivo é eliminar barreiras de comunicação e garantir que pessoas surdas tenham autonomia e segurança no acesso a seus direitos.

Histórico

Logo após o lançamento do programa, a Secretaria de Segurança Pública aderiu ao São Paulo São Libras para implementar acessibilidade às 1,3 mil delegacias de polícia que possuem atendimento ao público.

Em seguida, o recurso também passou a estar presente nos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Outro destaque foi a implantação do atendimento em Libras diretamente no aplicativo Poupatempo, que oferece acesso a mais de mil serviços digitais. Com apenas alguns cliques, os usuários podem contar com a presença virtual dos Libras para auxiliá-los em demandas como a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros.

SP São Libras ainda está disponível nos Centros de Integração e Cidadania (CICs), nas Defensorias Públicas do estado e em serviços de saúde, como no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor).

Em 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) utilizou os serviços no primeiro e no segundo turno das eleições municipais, antes, durante e depois do pleito para esclarecer as dúvidas dos eleitores. No total, foram mais de mil acessos durante as eleições.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/bombeiros-usam-central-de-libras-para-se-comunicar-com-vitima-surda-apos-atropelamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.