RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Agora pessoas surdas podem agendar atendimento em Libras pelo Meu INSS

 


Nova opção amplia a inclusão e promove acessibilidade, cidadania e respeito à comunidade surda em todo o país

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora oferece comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas. Com a novidade, além dos serviços pela Central 135, também é possível agendar atendimento pelo site ou aplicativo Meu INSS. O serviço é realizado de forma virtual, por servidores capacitados da Central de Atendimento em Libras (CAL), e é exclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mediante apresentação de documento com foto.

Essa modalidade serve para ajudar o usuário a utilizar o Meu INSS, tirar dúvidas sobre solicitações, benefícios e pagamentos. Por motivos de segurança, não é possível emitir extratos previdenciários, criar senha Gov.br ou enviar documentos pessoais nessa modalidade virtual.

Como funciona?

O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. O sistema possui uma janela em Libras, no lado direito da tela, que traduz os textos automaticamente.

Depois do agendamento, será enviado um e-mail com o dia, o horário e o link para acessar a videoconferência. É importante verificar também a pasta de spam ou lixo eletrônico.

No dia e horário marcados, basta clicar no link e acessar a sala virtual com pelo menos cinco minutos de antecedência. Em caso de atraso, o servidor do INSS aguardará até 15 minutos.

Se preferir, o agendamento também pode ser feito pela Central 135 ou diretamente na agência do INSS, com o apoio de uma pessoa de confiança.

Experiência real

Ronaldo Alves Oliveira da Silva, de Teresina (PI), que tem deficiência auditiva, usou o novo serviço e foi atendido por Marcos Henrique Oliveira Nunes, servidor da CAL. “Gostei muito do atendimento do INSS, a comunicação é boa. Antes, não tinha comunicação porque não havia profissionais que falassem Libras. Agora não temos mais essa barreira, melhorou muito”, conta Ronaldo.

Para Marcos, trabalhar na CAL é motivo de alegria. “Ver o brilho nos olhos de cada surdo ao ser atendido em Libras e resolver seu problema mostra que estamos no caminho certo, tornando o serviço cada vez mais acessível, inclusivo e humano”, afirma.

Conscientização

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira tem deficiência auditiva, o que equivale a mais de 10 milhões de pessoas; dessas, 2,7 milhões têm surdez profunda. O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Azul, dedicada à luta pelos direitos da comunidade surda e à valorização da acessibilidade e da inclusão em toda a sociedade. Por isso, a oferta de comunicação em Libras pelo INSS é fundamental para garantir inclusão social e um serviço mais humano.

Além da opção virtual feita de casa, o INSS também disponibiliza o atendimento remoto nas agências. Nessas unidades, é possível ser atendido por videoconferência com um servidor fluente em Libras. O acolhimento especializado totalmente presencial, por enquanto, está disponível nas agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).

FONTE:

https://www.librasol.com.br/agora-pessoas-surdas-podem-agendar-atendimento-em-libras-pelo-meu-inss/

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