RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 13 de setembro de 2025

CURSO - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ESTUDANTES SURDOS: PRINCÍPIOS, MÉTODOS E FORMAÇÃO DOCENTE


 

Este curso justifica-se pela urgente necessidade de formação continuada de professores que atuam no ensino da Língua Portuguesa (LP) para estudantes surdos, especialmente em contextos inclusivos. Embora a legislação educacional brasileira determine o direito à educação bilíngue para sujeitos surdos (Brasil, 2005; 2021), observa-se, na prática, uma lacuna significativa na preparação docente para atender adequadamente a essas demandas.

Em turmas inclusivas, compostas por estudantes surdos e ouvintes, ainda é recorrente o uso de metodologias voltadas exclusivamente à perspectiva da LP como L1, desconsiderando as especificidades linguísticas e culturais dos discentes surdos. Muitos professores acabam adotando práticas ancoradas na oralidade como pré-requisito para a aprendizagem, o que compromete o processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos (Fernandes, 2006; Jacinto; Valadão, 2017).

Diante desse cenário, é essencial promover formações que abordem os princípios da educação bilíngue e ofereçam subsídios teóricos e práticos para o ensino da LP escrita como L2 ou língua adicional para surdos. A proposta busca, portanto, contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, promovendo estratégias que respeitem a singularidade linguística e cultural dos estudantes surdos, favorecendo sua plena inclusão e desenvolvimento acadêmico.

Profa. Me. Daniane Pereira (UFSB/UESC)
Prof. Me. Jaqson Alves Santos (UFSB/UESB)
Prof. Dr. Carlos Antonio Jacinto (UFJF)
Profa. Esp. Natane Pereira da Silva Gonçalves (SEE MG)
Profa. Dra. Márcia Cruz (UFSCar)

O curso será ofertado, somente, às professoras de Língua Portuguesa das escolas municipais:
Escola Municipal Manoel Carneiro (Porto Seguro)
Escola Municipal Neílton Dantas (Porto Seguro)
Escola Municipal Prof.ª Terezinha da Conceição Sampaio Vieira (Porto Seguro)
Escola Municipal Frei Serafim do Amparo (Vitória da Conquista)

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DOjEbMEDRLh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.