RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 12 de junho de 2025

IEL-RO realiza curso de Libras para servidores do DETRAN

 


O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) deu início nesta semana a um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com carga horária de 40, a autarquia solicitou a capacitação, para promover a inclusão e aprimorar o atendimento ao público surdo, especialmente durante as ações externas realizadas pelo órgão.

Segundo a professora de Libras, Nubia Sussuarana a essência do curso atinge as questões de acessibilidade e a humanização do serviço público, capacitando os servidores da autarquia para se comunicarem de forma mais eficiente com pessoas com deficiência auditiva. “Além de atender às demandas de atendimentos itinerantes, como blitze educativas, mutirões e eventos, o curso também visa fortalecer a convivência e a integração no ambiente de trabalho”, disse Núbia.

No conteúdo programático, a professora contempla aspectos de conversação e mescla esses ensinamentos entre a teoria e a prática, junto ao grupo que soma 18 alunos selecionados pelo DETRAN para realizar o curso, que se estende até a próxima segunda-feira, 16. “Direcionamos a abordagem para atender a população com surdez, em casos de pessoas que se dirigem ao órgão para fazer os testes para tirar a carteira de habilitação (CNH), e é fundamental que o DETRAN tenha pessoal especializado para este tipo de atendimento”, enfatizou a professora.

A formação promovida pelo IEL-RO, inclui também noções básicas de Libras, vocabulário específico para o contexto do trânsito e práticas de diálogo com foco no acolhimento. A ação está diretamente ligada às políticas de inclusão social e de melhoria contínua do serviço público, garantindo que mais cidadãos tenham seus direitos respeitados e sua dignidade preservada.

A servidora Eliane Marques de Moraes Leandro, que atua como agente administrativo, falou que, além de utilizar a linguagem de sinais no trabalho, a Libras vai auxiliar na comunicação com sua mãe, que adquiriu surdez com o passar dos anos. “O curso do IEL também vai me ajudar a compreender melhor o universo da minha mãe”, comentou.

Segundo a consultora do IEL-RO, Thansey Constantino, a organização possui uma diversificação de cursos voltados à educação executiva, que podem ser customizados, conforme as necessidades de cada empresa, indústria ou instituições governamentais. “ Empresas e órgãos públicos interessados em capacitar seus colaboradores ou em consultoria de Gestão da Inovação e Empresarial são convidados a entrar em contato com o IEL. Assim, poderemos compreender suas necessidades específicas e oferecer soluções customizadas que atendam plenamente às suas demandas”, afirmou.

Pelos telefones 3216-3402 e 3216-3408, os interessados podem obter mais informações sobre os cursos de educação executiva organizados pelo IEL-RO.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/iel-ro-realiza-curso-de-libras-para-servidores-do-detran/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.