RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Carta que propôs criação da primeira escola de surdos no Brasil completa 168 anos

 


 Dia 22 de junho, celebra-se o aniversário de 168 anos da assinatura da carta do professor francês Eduard Huet ao Imperador Pedro II propondo a criação da primeira escola para ensino de surdos no Brasil  o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A carta foi assinada em 1855 por Huet, que revelou a intenção de fundar a escola e informou sobre a sua experiência anterior como diretor de uma instituição para surdos na França: o Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges.

O novo estabelecimento começou a funcionar em 1º de janeiro de 1856. Segundo o livro "O INES e a Educação de Surdos no Brasil", de autoria da professora e atual diretora-geral do INES Solange Rocha, a língua de sinais praticada pelos surdos no instituto, de forte influência francesa, em função da nacionalidade de Huet, foi espalhada por todo o Brasil pelos alunos que vinham de fora do Rio de Janeiro e depois regressavam aos seus estados ao fim do curso.

Solange aproveitou a data para gravar um vídeo em Libras (ao lado): "Parabéns ao instituto e a toda a comunidade surda", celebrou.

Huet estudou e se formou no Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris, na França. Além de ter fundado o INES, na época chamado de Collégio Nacional para Surdos-Mudos, no Rio, ele também teve papel fundamental na Cidade do México, com a criação da Escola Municipal de Surdos-Mudos.

Confira a seguir os documentos:

Relatório assinado por Huet, de 22 de junho de 1855, que pertence ao Arquivo do Museu Imperial de Petrópolis

Tradução da carta em Língua Portuguesa: parte 1 e parte 2

Divulgação da abertura do instituto, datada de 1º de janeiro de 1856

FONTE: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/noticias/carta-que-propos-criacao-da-primeira-escola-de-surdos-no-brasil-completa-168-anos


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